sábado, 26 de julho de 2014

HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA - LICENCIATURA
DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: Dranda LUCIANE SIPPERT
ACADÊMICA: TANISE SILVA DA SILVA
1° SEMESTRE/ 2014




AUTOR: MOYSÉS KUHLMANN JÚNIOR
PUBLICADO NO ANO DE 2000
EDITORA: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO
N° DE PÁGINAS: 15




           O artigo História da Educação Infantil Brasileira aborda e analisa aspectos da história das instituições de educação infantil brasileira, foi publicado no ano de 2000, pela Revista Brasileira de Educação, cujo autor é Moysés Kulmann Jr, tem graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996), e pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, história da infância, circulação de ideias educacionais, historiografia e história da educação. É professor associado doutor da Universidade São Francisco, onde é líder do Grupo de Pesquisa "Infância, História e Educação", e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. É pesquisador sênior da Fundação Carlos Chagas, onde participa do Grupo de Pesquisa "Educação e Infância: políticas e práticas". Coordena a página História da Educação e da Infância, que disponibiliza fontes documentais digitalizadas, no portal da Fundação Carlos Chagas. É editor responsável dos periódicos Cadernos de Pesquisa.       
  O referente artigo trata das distâncias entre diferentes modalidades como a creche e o jardim de infância. O mesmo enfoca as políticas discriminatórias para a educação das crianças pobres e também alguns embates entre concepções educacionais envolvendo a família e instituições, educação e assistência, desenvolvimento cognição, recreação, como também jogos e brincadeiras. As creches, escolas maternais e jardim de infância fizeram parte do conjunto de instituições modelares de uma sociedade civilizada. As instituições de educação infantil viveram um lento processo de expansão, atendendo crianças de 04 a 06 anos.
         Esse artigo aborda a relação entre o tempo e o espaço sociais e escolares e sua relevância na estruturação do sistema publica de ensino primário no Brasil, foi organizado em tópicos como: escolas de improviso, escolas monumentos e escolas funcionais, pretendendo demarcar grandes momentos da história da escola primária, definidos a partir do lugar físico- arquitetônico ocupado pela escola, bem como das temporalidades múltiplas nela vivenciadas, entrelaçadas ambos a mudanças materiais e metodológicas do ensino no Brasil.
           A educação infantil passou por um longo e árduo processo de transformação em nosso País, sendo importada de Países Europeus, teve seu início desde a descoberta de nosso País, recebendo o devido enfoque à sua importância neste último século, passando de uma visão puramente “assistencialista” – de cuidado as crianças que eram abandonadas – para uma visão “Pedagógica” – voltada ao desenvolvimento da criança como um ser pensante e autônomo.
           A Educação Infantil Brasileira apresenta uma releitura do ensino secundário, o mesmo corresponde ao ensino fundamental na educação brasileira, destacando questões relacionadas ao acesso e qualidade.
            Tendo em vista como principal objetivo compreender os significados que lhe foram atribuídos por diferentes grupos ou classes, no sentido de democratização da educação em nossa sociedade.
Portanto o artigo relatado tem seu enfoque, voltado principalmente para a educação, como também para as creches, escolas maternais e jardim de infância. Sua leitura é de suma e extrema importância, pois traz muitos conhecimentos e aprendizados para profissionais e pedagogos que atuam nessa área.

                                                                                                                


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