Universidade Estadual do
Rio Grande do Sul
Campus IV – São Luiz
Gonzaga
Curso Pedagogia –
Licenciatura
Disciplina: Língua
Portuguesa I
Professora: Dranda. Luciane
Sippert
Acadêmica: Sarai F.
Silveira de Souza
Semestre/Ano: 1/2014
O trabalho de Anamélia
apresenta uma experiência em Arte-Educação, numa escola de ensino formal.
Utiliza como principal
pinturas de artistas modernos e contemporâneos.
A autora justifica também
seu projeto de ensino ao discutir a desvalorização do desenho e outras formas
de expressão artística, tanto na escola como na família, principalmente a
partir do momento em que se inicia o processo de alfabetização.
O objetivo desta forma de
educação é “construir um olhar” a partir de ver,
observar, sentir, expressar e
refletir. Um projeto concreto, na pratica da realidade da sala de aula, com
crianças da 1º á 4° série.
Na segunda série, a etapa
“Conhecendo os Elementos da Linguagem Plástica” tem como objetivo principal
trabalhar os elementos da linguagem plástica (ponto, linha, forma, cor) e suas
relações (ritmo, figura/fundo).
Na terceira série, a
autora enfoca as questões: “O que é saber desenhar?”, “A pintura é realidade?”,
“Arte é cópia da natureza?”, “A pintura retrata o que se vê ou o que se conhece
do objeto”? “O que é real?” e “A pintura é realidade?”. Nesta etapa, denominada
“Ampliando a Observação em Direção ao Mundo”, o objetivo é enfrentar a crise do
“não sei desenhar”, através de atividades práticas como desenho cego, desenho
de observação, desenho de memória.
Na quarta e última série,
a proposta “Cruzando Caminhos”utiliza a pintura cubista para abordar
figuração/abstração e a relação forma/conteúdo, além de discutir os processos
de criação dos artistas e dos próprios alunos.
No primeiro momento os
alunos são convidados a descrever uma obra( a autora utilizou pinturas de Miro,
Cézanne, Picasso, Van Gogh, Portinari e Volpi). A seguir, com a ajuda da professora, analisam os elementos e a
estrutura da obra. Em seguida fazem interpretações da obra, expressando seus
sentimentos em relação a ela. No momento seguinte, a professora transmite
informações sobre a obra. Finalmente os alunos inspirados pela obra que
acabaram de apreciar, são convidados a fazer um trabalho com linguagens
artísticas.
Ainda falta, no mercado
editorial brasileiro, uma produção extensa e consistente sobre o ensino de arte,
que discuta experiências que possam contribuir efetivamente para transformar
uma prática pedagógica que ainda deixa muito a desejar. Neste sentido, a obra
de Anamélia Buoro é referência fundamental para educadores, pois não se situa
no plano do texto teórico, nem no plano da banalidade dos livros didáticos. Ao
contrário, nela teoria e prática dialogam facilmente, fundamentando e
explicando-se mutuamente.
No entanto, algumas considerações devem ser
feitas.
Primeiro, o fato de que a autora,apesar de reconhecer
que “a descrição como primeiro passo na leitura é obstruída o tempo todo pela
narração (p.49), apenas inverte a ordem das atividades.
Em segundo lugar, não há
dúvida de que o contato com a obra de arte desperta nas crianças grande
interesse pela arte e possibilita a construção de muitos conhecimentos (sobre a
obra, os artistas e a arte em geral), conforme se pode comprovar pelos trechos
de depoimentos das crianças apresentados pela autora.
Apesar dos problemas aqui
apontados é necessário ressaltar que o trabalho de Anamélia Buoro representa
uma grande contribuição para os interesses no ensino das artes plásticas. O
grande mérito do projeto é que ele promove a aquisição de conhecimentos
específicos, próprios da linguagem artística, através do contato da criança com
a obra de arte.
As produções dos alunos de
Anamélia nos levam a algumas reflexões. A primeira é: Será que pintar a maneira
de Miró, Picasso ou Van Gogh concorre para a aprendizagem do desenho, para
tornar a expressão gráfica da criança mais rica e mais próxima da arte , como
deseja a autora? Segunda: As produções escritas num modelo-ainda que uma obra
de arte?
Que benefícios podem advir do fato de se substituir
esquemas de representação próprios da criança (e até mesmo as várias formas que
ela incorpora em seus desenhos) por esquema de representação criados pelos
artístas?
Apesar de alguns problemas
aqui apontados é necessário ressaltar que o trabalho de Anamélia Buoro
representa uma grande contribuição para os interessados no ensino das artes
plásticas. O grande mérito do projeto é que ele promove a aquisição de
conhecimentos específicos,próprios da linguagem artística,através do contato da
criança com a obra de arte.
Sem dúvida, o trabalho de
Buoro contribui para compreendermos a arte como área de conhecimento,
ultrapassando uma concepção de ensino para ter noção de que, na escola, arte é
mero passatempo.
Buoro,Anamelia Bueno
O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola/Anamelia Bueno Boro.-5.ed.São Paulo:Cortez 2011.150p.
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