UNIVERSIDADE
ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA
- LICENCIATURA
DISCIPLINA:
LINGUA PORTUGUESA
PROFESSORA:
Dranda LUCIANE SIPPERT
ACADÊMICA:
LUCILENE CASTILHOS DE SOUZA
AUTOR:
MOYSÉS KUHLMANN JÚNIOR
PUBLICADO
NO ANO DE 2000
EDITORA:
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO
N°
DE PÁGINAS: 15
O referente artigo sobre Historia da Educação Infantil
Brasileira aborda os aspectos da história das instituições de educação infantil
brasileira, foi publicado no ano de 2000, pela Revista Brasileira de Educação,
o autor é Moysés Kulmann Jr, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de
São Paulo (1980), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), doutorado em História
Social pela Universidade de São Paulo (1996), e pós-doutorado em Ciências da
Educação pela Universidade de Lisboa. É professor associado doutor da
Universidade São Francisco, onde lidera o Grupo de Pesquisa "Infância,
História e Educação", e pesquisador da Fundação Carlos Chagas, onde é
vice-líder do Grupo de Pesquisa.
A Educação Infantil não surgiu da visão de luta por
qualidade de ensino e sim de assistencialismo. Passou por um longo e árduo
processo de transformação em nosso País, foi importada de Países Europeus como
um meio de amenizar os impactos da pobreza de boa parte da população brasileira
e controlar o seu comportamento na sociedade.
Esse artigo trás uma leitura sobre diferentes modalidades
entre a creche e o jardim de infância. Também enfoca e relata sobre as políticas
discriminatórias para a educação das crianças pobres, e relatam algumas concepções
educacionais envolvendo a família e instituições, educação e assistência,
desenvolvimento, recreação, como também atividades com jogos e brincadeiras.
A Educação Infantil Brasileira é uma releitura do ensino
secundário, ao qual corresponde ao ensino fundamental na educação brasileira.
Esse ensino secundário tem como principal objetivo compreender significados de
diferentes grupos ou classes e também tem como tarefa democratizar a educação
em nossa sociedade.
A obra interessa a todos aqueles que são sensíveis à
infância e à educação de crianças pequenas, seja profissional que atua
diretamente com a criança, seja pesquisador que tenha interesse pela temática. Esse
artigo tem suma importância e o mesmo é muito interessante, não deixe de ler.
Além
disso, contribui para as discussões recentes sobre a história da educação
infantil, e para a compreensão da infância como categoria histórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário