sábado, 26 de julho de 2014

HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA - LICENCIATURA
DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: Dranda LUCIANE SIPPERT
ACADÊMICA: LUCILENE CASTILHOS DE SOUZA
1° SEMESTRE/ 2014




AUTOR: MOYSÉS KUHLMANN JÚNIOR
PUBLICADO NO ANO DE 2000
  EDITORA: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO
N° DE PÁGINAS: 15



O referente artigo sobre Historia da Educação Infantil Brasileira aborda os aspectos da história das instituições de educação infantil brasileira, foi publicado no ano de 2000, pela Revista Brasileira de Educação, o autor é Moysés Kulmann Jr, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996), e pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. É professor associado doutor da Universidade São Francisco, onde lidera o Grupo de Pesquisa "Infância, História e Educação", e pesquisador da Fundação Carlos Chagas, onde é vice-líder do Grupo de Pesquisa.
A Educação Infantil não surgiu da visão de luta por qualidade de ensino e sim de assistencialismo. Passou por um longo e árduo processo de transformação em nosso País, foi importada de Países Europeus como um meio de amenizar os impactos da pobreza de boa parte da população brasileira e controlar o seu comportamento na sociedade.
Esse artigo trás uma leitura sobre diferentes modalidades entre a creche e o jardim de infância. Também enfoca e relata sobre as políticas discriminatórias para a educação das crianças pobres, e relatam algumas concepções educacionais envolvendo a família e instituições, educação e assistência, desenvolvimento, recreação, como também atividades com jogos e brincadeiras.
A Educação Infantil Brasileira é uma releitura do ensino secundário, ao qual corresponde ao ensino fundamental na educação brasileira. Esse ensino secundário tem como principal objetivo compreender significados de diferentes grupos ou classes e também tem como tarefa democratizar a educação em nossa sociedade.

A obra interessa a todos aqueles que são sensíveis à infância e à educação de crianças pequenas, seja profissional que atua diretamente com a criança, seja pesquisador que tenha interesse pela temática. Esse artigo tem suma importância e o mesmo é muito interessante, não deixe de ler. Além disso, contribui para as discussões recentes sobre a história da educação infantil, e para a compreensão da infância como categoria histórica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário