UNIVERSIDADE
ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA
- LICENCIATURA
DISCIPLINA:
LINGUA PORTUGUESA
PROFESSORA:
Dranda LUCIANE SIPPERT
ACADÊMICA:
TANISE SILVA DA SILVA
1°
SEMESTRE/ 2014
AUTOR:
MOYSÉS KUHLMANN JÚNIOR
PUBLICADO
NO ANO DE 2000
EDITORA:
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO
N°
DE PÁGINAS: 15
O artigo História da Educação
Infantil Brasileira aborda e analisa aspectos da história das instituições de
educação infantil brasileira, foi publicado no ano de 2000, pela Revista
Brasileira de Educação, cujo autor é Moysés Kulmann Jr, tem graduação em
Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Educação:
História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo (1990), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo
(1996), e pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Experiência
na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente
nos seguintes temas: educação infantil, história da infância, circulação de
ideias educacionais, historiografia e história da educação. É professor
associado doutor da Universidade São Francisco, onde é líder do Grupo de
Pesquisa "Infância, História e Educação", e atua no Programa de
Pós-Graduação em Educação. É pesquisador sênior da Fundação Carlos Chagas, onde
participa do Grupo de Pesquisa "Educação e Infância: políticas e
práticas". Coordena a página História da Educação e da Infância, que
disponibiliza fontes documentais digitalizadas, no portal da Fundação Carlos
Chagas. É editor responsável dos periódicos Cadernos de Pesquisa.
O referente artigo trata das distâncias entre
diferentes modalidades como a creche e o jardim de infância. O mesmo enfoca as
políticas discriminatórias para a educação das crianças pobres e também alguns
embates entre concepções educacionais envolvendo a família e instituições,
educação e assistência, desenvolvimento cognição, recreação, como também jogos
e brincadeiras. As creches, escolas maternais e jardim de infância fizeram
parte do conjunto de instituições modelares de uma sociedade civilizada. As
instituições de educação infantil viveram um lento processo de expansão,
atendendo crianças de 04 a 06 anos.
Esse artigo aborda a relação entre o
tempo e o espaço sociais e escolares e sua relevância na estruturação do
sistema publica de ensino primário no Brasil, foi organizado em tópicos como:
escolas de improviso, escolas monumentos e escolas funcionais, pretendendo
demarcar grandes momentos da história da escola primária, definidos a partir do
lugar físico- arquitetônico ocupado pela escola, bem como das temporalidades
múltiplas nela vivenciadas, entrelaçadas ambos a mudanças materiais e
metodológicas do ensino no Brasil.
A educação infantil passou por um
longo e árduo processo de transformação em nosso País, sendo importada de
Países Europeus, teve seu início desde a descoberta de nosso País, recebendo o
devido enfoque à sua importância neste último século, passando de uma visão
puramente “assistencialista” – de cuidado as crianças que eram abandonadas –
para uma visão “Pedagógica” – voltada ao desenvolvimento da criança como um ser
pensante e autônomo.
A
Educação Infantil Brasileira apresenta uma releitura do ensino secundário, o
mesmo corresponde ao ensino fundamental na educação brasileira, destacando
questões relacionadas ao acesso e qualidade.
Tendo
em vista como principal objetivo compreender os significados que lhe foram
atribuídos por diferentes grupos ou classes, no sentido de democratização da
educação em nossa sociedade.
Portanto
o artigo relatado tem seu enfoque, voltado principalmente para a educação, como
também para as creches, escolas maternais e jardim de infância. Sua leitura é
de suma e extrema importância, pois traz muitos conhecimentos e aprendizados
para profissionais e pedagogos que atuam nessa área.
muito bom, excelente abordagem.
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