CAMPUS
REGIONAL IV
PEDAGOGIA
1º SEMESTRE
LÍNGUA
PORTUGUESA I
Dranda.
LUCIANE SIPPERT
JOSÉ
AILTON E INGRID
O
artigo tem como título “A leitura nos anos iniciais do Ensino fundamental: a
prática docente a partir da voz dos alunos”, foi escrito por Elvira Cristina
Martins Tossani, professora do programa de pós-graduação em Educação da PUC
campinas, publicado no ano de 2012 pela revista EccoS, na cidade de
Campinas-SP, Brasil. Em dezoito páginas a autora nos apresenta um vasto
trabalho de pesquisa realizado com estudantes de primeiro ao quinto ano do
Ensino Fundamental.
O trabalho apresenta-se bem organizado, contendo título, resumo,
abstract, introdução, e o desenvolvimento subdivide-se em três subtítulos,
encerrando com as considerações finais, notas e apresentando as referencias
consultadas durante a pesquisa.
Instigada pelas dificuldades enfrentadas para apontar caminhos
para a alfabetização Tossani decidiu por fazer essa pesquisa visando promover
um programa para inserir os alunos em geral ao mundo da leitura e do
aprendizado através da escrita, levando em consideração as práticas pedagógicas
dos professores e a voz dos alunos em relação às aulas.
Muito oportuno a idéia da autora em trazer a tona esse
assunto que até então estava sendo tratado de uma maneira equivocada e necessitando
de uma urgente mudança, pois se sabe que a leitura tem extrema importância na
aprendizagem e na formação do conhecimento do aluno.
Neste trabalho fica claro o quanto a maneira com que o
professor aborda a leitura e a escrita influencia no aprendizado dos alunos e a
partir desse aspecto que começa o interesse pela leitura e pela produção de
textos, a autora enfatiza o amplo uso da linguagem em sua modalidade oral e
escrita.
Durante a pesquisa foram entrevistados trinta e sete
alunos cursando entre o 1º e o 5º ano que falaram sobre as vivências e
experiências no universo da leitura e escrita, o que possibilitou conhecer
ponto de vista próprios do universo infantil, cada turma tem sua percepção de
cada palavra e seus significados bem como o emprego da ortografia, foi
explorado diversos tipos de leitura durante a pesquisa.
[...]
o que as crianças fazem, sentem e pensam sobre a vida e o mundo, ou seja, as
culturas infantis, não tem sentido absoluto e autônomo ou independente em
relação ás configurações estruturais e simbólicas do mundo adulto e tampouco
são mera reprodução. (2012,p.197)
O
trabalho emprega a necessidade de explorar ainda mais a capacidade de
interpretação e criação de texto a partir de um trabalho mais consistente por
parte dos professores, a partir do momento que o aluno percebe a importância
que isso tem na sua formação eles desenvolvem habilidades importantes para o
crescimento de ambos, certas atividades que não são atrativas para eles acabam
sendo cansativas e vagas, exemplo: copiar da lousa textos extensos provoca
cansaço e a aula perde o interesse.
Aos
educadores dos anos iniciais esse trabalho é muito oportuno, mesmo não trazendo
muitos detalhes de como esses métodos devem ser adotados, em vez disso
apresenta varias obras em referencia que abordam esses assuntos.
Referência
TASSONI, E. C. M. A leitura
e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir
da voz dos alunos. EccoS – Rev. Cient. São Paulo, n. 27, p. 191-209, jan/abr.
2012.
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