sábado, 26 de julho de 2014

A LEITURA E A ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DA VOZ DOS ALUNOS

CAMPUS REGIONAL IV
UNIDADE SÃO LUIZ GONZAGA
PEDAGOGIA 1º SEMESTRE
LÍNGUA PORTUGUESA I
Dranda. LUCIANE SIPPERT
JOSÉ AILTON E INGRID


O artigo tem como título “A leitura nos anos iniciais do Ensino fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos”, foi escrito por Elvira Cristina Martins Tossani, professora do programa de pós-graduação em Educação da PUC campinas, publicado no ano de 2012 pela revista EccoS, na cidade de Campinas-SP, Brasil. Em dezoito páginas a autora nos apresenta um vasto trabalho de pesquisa realizado com estudantes de primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.
            O trabalho apresenta-se bem organizado, contendo título, resumo, abstract, introdução, e o desenvolvimento subdivide-se em três subtítulos, encerrando com as considerações finais, notas e apresentando as referencias consultadas durante a pesquisa.
            Instigada pelas dificuldades enfrentadas para apontar caminhos para a alfabetização Tossani decidiu por fazer essa pesquisa visando promover um programa para inserir os alunos em geral ao mundo da leitura e do aprendizado através da escrita, levando em consideração as práticas pedagógicas dos professores e a voz dos alunos em relação às aulas.
            Muito oportuno a idéia da autora em trazer a tona esse assunto que até então estava sendo tratado de uma maneira equivocada e necessitando de uma urgente mudança, pois se sabe que a leitura tem extrema importância na aprendizagem e na formação do conhecimento do aluno.
            Neste trabalho fica claro o quanto a maneira com que o professor aborda a leitura e a escrita influencia no aprendizado dos alunos e a partir desse aspecto que começa o interesse pela leitura e pela produção de textos, a autora enfatiza o amplo uso da linguagem em sua modalidade oral e escrita.
            Durante a pesquisa foram entrevistados trinta e sete alunos cursando entre o 1º e o 5º ano que falaram sobre as vivências e experiências no universo da leitura e escrita, o que possibilitou conhecer ponto de vista próprios do universo infantil, cada turma tem sua percepção de cada palavra e seus significados bem como o emprego da ortografia, foi explorado diversos tipos de leitura durante a pesquisa.
[...] o que as crianças fazem, sentem e pensam sobre a vida e o mundo, ou seja, as culturas infantis, não tem sentido absoluto e autônomo ou independente em relação ás configurações estruturais e simbólicas do mundo adulto e tampouco são mera reprodução. (2012,p.197)
O trabalho emprega a necessidade de explorar ainda mais a capacidade de interpretação e criação de texto a partir de um trabalho mais consistente por parte dos professores, a partir do momento que o aluno percebe a importância que isso tem na sua formação eles desenvolvem habilidades importantes para o crescimento de ambos, certas atividades que não são atrativas para eles acabam sendo cansativas e vagas, exemplo: copiar da lousa textos extensos provoca cansaço e a aula perde o interesse.
Aos educadores dos anos iniciais esse trabalho é muito oportuno, mesmo não trazendo muitos detalhes de como esses métodos devem ser adotados, em vez disso apresenta varias obras em referencia que abordam esses assuntos.

Referência

TASSONI, E. C. M. A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos. EccoS – Rev. Cient. São Paulo, n. 27, p. 191-209, jan/abr. 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário