UERGS
CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA
Disciplina: Língua portuguesa 1
Professora: Dranda. Luciane Sippert
Acadêmico (a): Tiago Eduardo Bertolo Pereira e Simone
Ribas Marques
Semestre/Ano: 1/2014
Autor (es): Elvira Cristina Martins Tassoni
Ano De Publicação: 2012
Editora: Eccos Revista Científica
N° De Páginas: 19
A
prática docente a partir da voz dos alunos foi publicada pela editora eccos
revista científica, São Paulo, n°27, no ano 2012, traduzido pela autora Elvira
Cristina Martins Tassoni, professora do programa de pós-graduação em educação
da PUC-Campinas, com 19 paginas.
No presente artigo tem-se por objetivo contribuir para
discussões sobre as práticas escolares de alfabetização, trazendo para o
cenário a voz dos alunos. Foram realizadas duas pesquisas na escola estadual
localizada em Campinas, a primeira pesquisa buscou identificar as atividades pedagógicas
de escrita e de leitura nas classes de 1° ao 5° ano do ensino fundamental, a
segunda realizou entrevistas individuais com parte dos alunos de cada uma das
classes envolvidas sobre as atividades de leitura e de escrita observadas nas
salas de aula com o objetivo de investigar as maneiras de os alunos
significarem as atividades realizadas, falando sobre as experiências
vivenciadas com a escrita e a leitura e suas expectativas em relação ao processo
de aprendizagem.
Esse artigo está dividido em três etapas de ensino:
No primeiro título: o ensino da leitura e escrita na
escola mostra que toda essa produção de conhecimento sobre a linguagem e seu
funcionamento na sociedade tem refletido na escola de maneiras diversa.
Na articulação entre alfabetização e letramento:
A
alfabetização refere-se à ação de ensinar – aprender a convenção alfabética e
ortográfica da escrita. O letramento é o estado ou condição que adquire um
individuo ou grupo social, como conseqüência de ter-se apropriado da escrita e
de suas práticas sociais, portanto os impactos das práticas sociais de leitura
e de escrita nos indivíduos e em seu grupo.
Os
dados analisados confirmam uma concepção de ensino da língua escrita que abre
mais espaço para os textos depois que os alunos se alfabetizam, enquanto isso
não acontece, a ênfase está na pintura de letras, no trabalho com silabas e
cópias da lousa, somente depois de os alunos demonstrarem alguma compreensão do
sistema alfabético é que se
intensificam as atividades de interpretação de textos, leitura usa de textos
variados e reflexão sobre a língua a partir destes textos, alfabetização e
letramento se constituem em ações que se concretizam separadamente.
No
segundo título: O ensino da leitura e da escrita na sala de aula, os momentos de
leitura eram organizados de forma que cada aluno lia um parágrafo do texto e na
seqüência, discutiam as dúvidas e respondiam questões de interpretação, faziam
uso de dicionários para discussão da escrita e dos significados possíveis, o
trabalho de produção de texto foi observado em uma aula de educação artística,
onde a partir da figura de um carimbo, os alunos complementavam a cena com
desenho e escreviam uma pequena historia. As leituras eram dos textos do
material didático- pedagógico do programa ler e escrever, e também a leitura
era feita pelos alunos individualmente e em voz alta, no 3°, 4° e 5° ano as
atividades envolveram tanto a leitura como a sistematização da ortografia, e
também o trabalho com uma diversidade maior de gêneros textuais foi observado
no 5° ano e também foi observado o trabalho de reestruturação de texto,
buscando promover a reflexão sobre a língua.
No
terceiro título: o ensino da leitura e da escrita á luz da opinião dos alunos,
observou-se que desde cedo as crianças reconhecem que saber ler e escrever são
a porta de acesso aos saberes, o que revelou nos dizeres dos alunos,
independentemente da série em que cursavam, foi uma grande valorização do saber
ler e escrever, é algo fundamental e importante para vida de cada um e que possibilita
aprender sobre a coisa que o cercam, como por exemplo, ser valorizado pelas
pessoas, os alunos demonstra grande desejo em aprender a ler e escrever bem,
valorizando a escola como um lugar de produção de saber e a professora como
alguém que sabe e pode ensinar, os alunos querem saber como se escreve, querem ser
corrigidos, eles sabem que não sabem tudo que é preciso ainda.
Na
entrevista com os alunos exploravam também outra frente de trabalho com a
língua escrita-a produção de texto e a leitura. No 1° ano os alunos destacavam
a importância de escrever histórias para aprender mais, diversificar
procedimentos e materiais como desenhar, pintar, ler e escrever. Já no 2°e 3°
ano o que se evidenciou foi o desafio que a produção de texto traz, colocando
em relação o pensar e o aprender. Eno 4°e 5° ano o que se destacou foi à
possibilidade de aprender sobre a escrita de diferentes gêneros e sobre as
convenções textuais.
Os
alunos revelam as relações entre texto orais e textos escritos que possibilitam
à produção de significados e sentidos, alguns revelaram que com á copia da lousa,
dói à mão, o que é uma atividade que não promovia a reflexão, Maurício um aluno
da 3° série destacou que era melhor pensar do que copiar mostrou que o
funcionamento da escrita é prioritário.
Portanto, a leitura pode se tornar
uma aventura envolvente e desafiante e repleta de surpresas e encantos
abrindo-lhes assim as portas para um mundo letrado. Na realidade, a mediação
pedagógica imprescindível para aprendizagem tanto na leitura como na escrita. A
escola é reconhecida como o lugar legítimo de aprendizagem, ler e escrever se
constituem em portas de acesso do conhecimento valorizado da sociedade.
É um
artigo muito explicativo para a educação, buscou a opinião dos alunos, a expectativa
dos alunos a ler e escrever fazem com que eles estejam sensíveis, abertos para
aprenderem o que o professores tem á ensinar.
Em
minha opinião, você lendo,mexe com a imaginação, transforma pensamentos. Todos
nós queremos saber escrever certo.As discussões sobre a alfabetização, mais e
mais ganham destaque diante das dificuldades enfrentadas pela escola em seu
trabalho de ensinar os alunos a ler e a escrever.Recomendo esse artigo, espero
que muitas pessoas possam ler e escrever sobre este assunto, pois vivenciamos a
leitura e a escrita todos os dias no decorrer dos tempos.
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