quarta-feira, 23 de julho de 2014

A Leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos

UERGS
CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA
Disciplina: Língua portuguesa 1
Professora: Dranda. Luciane Sippert
Acadêmico (a): Tiago Eduardo Bertolo Pereira e Simone Ribas Marques
Semestre/Ano: 1/2014
Autor (es): Elvira Cristina Martins Tassoni
Ano De Publicação: 2012
Editora: Eccos Revista Científica
N° De Páginas: 19

                                     
                                           
        

                        A prática docente a partir da voz dos alunos foi publicada pela editora eccos revista científica, São Paulo, n°27, no ano 2012, traduzido pela autora Elvira Cristina Martins Tassoni, professora do programa de pós-graduação em educação da PUC-Campinas, com 19 paginas.
No presente artigo tem-se por objetivo contribuir para discussões sobre as práticas escolares de alfabetização, trazendo para o cenário a voz dos alunos. Foram realizadas duas pesquisas na escola estadual localizada em Campinas, a primeira pesquisa buscou identificar as atividades pedagógicas de escrita e de leitura nas classes de 1° ao 5° ano do ensino fundamental, a segunda realizou entrevistas individuais com parte dos alunos de cada uma das classes envolvidas sobre as atividades de leitura e de escrita observadas nas salas de aula com o objetivo de investigar as maneiras de os alunos significarem as atividades realizadas, falando sobre as experiências vivenciadas com a escrita e a leitura e suas expectativas em relação ao processo de aprendizagem.
Esse artigo está dividido em três etapas de ensino:
No primeiro título: o ensino da leitura e escrita na escola mostra que toda essa produção de conhecimento sobre a linguagem e seu funcionamento na sociedade tem refletido na escola de maneiras diversa.
Na articulação entre alfabetização e letramento:
            A alfabetização refere-se à ação de ensinar – aprender a convenção alfabética e ortográfica da escrita. O letramento é o estado ou condição que adquire um individuo ou grupo social, como conseqüência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais, portanto os impactos das práticas sociais de leitura e de escrita nos indivíduos e em seu grupo.
            Os dados analisados confirmam uma concepção de ensino da língua escrita que abre mais espaço para os textos depois que os alunos se alfabetizam, enquanto isso não acontece, a ênfase está na pintura de letras, no trabalho com silabas e cópias da lousa, somente depois de os alunos demonstrarem alguma compreensão do sistema alfabético é      que se intensificam as atividades de interpretação de textos, leitura usa de textos variados e reflexão sobre a língua a partir destes textos, alfabetização e letramento se constituem em ações que se concretizam separadamente.
            No segundo título: O ensino da leitura e da escrita na sala de aula, os momentos de leitura eram organizados de forma que cada aluno lia um parágrafo do texto e na seqüência, discutiam as dúvidas e respondiam questões de interpretação, faziam uso de dicionários para discussão da escrita e dos significados possíveis, o trabalho de produção de texto foi observado em uma aula de educação artística, onde a partir da figura de um carimbo, os alunos complementavam a cena com desenho e escreviam uma pequena historia. As leituras eram dos textos do material didático- pedagógico do programa ler e escrever, e também a leitura era feita pelos alunos individualmente e em voz alta, no 3°, 4° e 5° ano as atividades envolveram tanto a leitura como a sistematização da ortografia, e também o trabalho com uma diversidade maior de gêneros textuais foi observado no 5° ano e também foi observado o trabalho de reestruturação de texto, buscando promover a reflexão sobre a língua.
            No terceiro título: o ensino da leitura e da escrita á luz da opinião dos alunos, observou-se que desde cedo as crianças reconhecem que saber ler e escrever são a porta de acesso aos saberes, o que revelou nos dizeres dos alunos, independentemente da série em que cursavam, foi uma grande valorização do saber ler e escrever, é algo fundamental e importante para vida de cada um e que possibilita aprender sobre a coisa que o cercam, como por exemplo, ser valorizado pelas pessoas, os alunos demonstra grande desejo em aprender a ler e escrever bem, valorizando a escola como um lugar de produção de saber e a professora como alguém que sabe e pode ensinar, os alunos querem saber como se escreve, querem ser corrigidos, eles sabem que não sabem tudo que é preciso ainda.
            Na entrevista com os alunos exploravam também outra frente de trabalho com a língua escrita-a produção de texto e a leitura. No 1° ano os alunos destacavam a importância de escrever histórias para aprender mais, diversificar procedimentos e materiais como desenhar, pintar, ler e escrever. Já no 2°e 3° ano o que se evidenciou foi o desafio que a produção de texto traz, colocando em relação o pensar e o aprender. Eno 4°e 5° ano o que se destacou foi à possibilidade de aprender sobre a escrita de diferentes gêneros e sobre as convenções textuais.
            Os alunos revelam as relações entre texto orais e textos escritos que possibilitam à produção de significados e sentidos, alguns revelaram que com á copia da lousa, dói à mão, o que é uma atividade que não promovia a reflexão, Maurício um aluno da 3° série destacou que era melhor pensar do que copiar mostrou que o funcionamento da escrita é prioritário.
            Portanto, a leitura pode se tornar uma aventura envolvente e desafiante e repleta de surpresas e encantos abrindo-lhes assim as portas para um mundo letrado. Na realidade, a mediação pedagógica imprescindível para aprendizagem tanto na leitura como na escrita. A escola é reconhecida como o lugar legítimo de aprendizagem, ler e escrever se constituem em portas de acesso do conhecimento valorizado da sociedade.
            É um artigo muito explicativo para a educação, buscou a opinião dos alunos, a expectativa dos alunos a ler e escrever fazem com que eles estejam sensíveis, abertos para aprenderem o que o professores tem á ensinar.
            Em minha opinião, você lendo,mexe com a imaginação, transforma pensamentos. Todos nós queremos saber escrever certo.As discussões sobre a alfabetização, mais e mais ganham destaque diante das dificuldades enfrentadas pela escola em seu trabalho de ensinar os alunos a ler e a escrever.Recomendo esse artigo, espero que muitas pessoas possam ler e escrever sobre este assunto, pois vivenciamos a leitura e a escrita todos os dias no decorrer dos tempos. 


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