sábado, 26 de julho de 2014

A leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: A prática docente a partir da voz dos alunos

Curso de Pedagogia-Licenciatura
Disciplina: Língua Portuguesa I
Professora: Dranda. Luciane Sippert
Acadêmico: Alex de Oliveira Ferreira
Semestre/Ano: 1°/2014

Autor (es): Elvira Cristina Martins Tassoni
Ano da Publicação: 2012
Editora: ECCOS Revista Científica
N° de Páginas: 18


Elvira Cristina Martins Tassoni, reúne em A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos, no presente artigo tem-se por objetivo contribuir para discussões sobre práticas escolares de alfabetização, trazendo para o cenário a voz dos alunos, falando sobre experiências vivenciadas com a escrita e a leitura e suas expectativas em relação ao processo de aprendizagem das mesmas. A análise dos dados coletados confirma uma concepção de ensino da leitura e da escrita que introduz o uso de textos apenas depois que os alunos estão alfabetizados, assim proporcionarão um texto mais coerente.
No presente artigo apresenta-se o resultado de duas pesquisas (TASSONI,Dragojevic,2001; TASSONI,2011), articulada e complementar, em uma escola estadual na cidade de Campinas (SP). A primeira buscou identificar à escrita e a leitura mais frequente nas classes do 1° ao 5° ano. A segunda pesquisa realizou entrevistas individuais baseado nas informações da pesquisa anterior, com objetivo de investigar as maneiras de os alunos significarem as atividades realizadas.
Através de pesquisas foram apontados às necessidades urgentes de mudanças na concepção que se tinha até então de escrita e leitura, Leite (2001) retrata as relações entre linguagem oral e escrita, assim impulsionou uma revisão das práticas pedagógicas envolvendo o ensino da escrita. Com contribuição da psicologia, experimentos de Luria (1994) e as reflexões de Vigotski (1991) e as pesquisas de Ferreiro e Teberosky (1985) influenciaram grandemente o trabalho com alfabetização na escola.
Os estudos sobre o letramento trouxeram novo cenário à questão das práticas sociais de uso da linguagem oral e escrita, enfatizando os diversos gêneros discursivos e os processos de interação entre pessoas. (Apud TASSONI, 2012) não usaram somente práticas sociais de escrita e leitura, mas o impacto produzido em um sujeito individualmente, em grupo de sujeitos ou em uma sociedade, em função dessas práticas.
As atividades foram divididas entre às turmas, 1° e 2° ano focou o mesmo conteúdo específico do sistema alfabético, enquanto o 3°, 4° e 5° ano tiveram atividades de leitura e ortografia. Sendo que no 5° ano observou-se uma restruturação de texto, para promover a reflexão sobre a língua. As crianças reconhecem que saber ler e escrever é a porta de acesso ao saberes da sociedade, os dados demonstram que os alunos querem saber como se escreve, querem ser corrigidos, por isso valorizam as atividades realizadas, pois quando não conseguem percebê-las torna-se sem sentido, gerando cansaço e desânimo.
Tudo isso deve ser realizado de maneira significativa, onde aluno e professor vão interagir, é preciso aproximar, a versão social e a versão escolar de uso da escrita (MORAES, 2009). Nesse sentido, a produção de texto constitui-se numa atividade que os alunos reconhecem que produz efetivo aprendizado.
O artigo é concluído por, Elvira Cristina Martins Tassoni, pesquisa sobre nossas crianças na escola, onde leitura e escrita andam juntas, essa prática é essencial para o aluno. Escrever é produzir textos, é fazer circular informações, assim ampliando seu conhecimento e dominando diversos gêneros textuais.
Em suma, uma contribuição voltada para área da educação, onde podemos entender melhor os alunos, pode ser de interesse das pessoas que trabalham na área da educação até mesmo para os alunos e seus responsáveis.

MARTINS TASSONI, Elvira Cristina. A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos. Eccos Revista Cientifica, São Paulo, n° 27, Janeiro-Abril, 2012, p.191-209.

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