UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Regional IV
Unidade São Luiz Gonzaga
Curso de Graduação: Pedagogia Licenciatura
Disciplina: Língua Portuguesa I
Professora: Dranda- Luciane Sippert
Acadêmica: Elienara Domingues Alves
Título da Obra Resenhada: INCLUIR NÃO É INSERIR, MAS
INTERAGIR E CONTRIBUIR
Autor (a): Rita Vieira de Figueiredo
Ano da Publicação: 2010
Editora: Secretaria da Educação Especial
Nº de páginas: 32 a 38
A obra “INCLUIR NÃO É INSERIR, MAS INTERAGIR
E CONTRIBUIR”, publicada na Revista Inclusão- Revista de Educação Especial,
volume 5, escrita por Rita Vieira de Figueiras no ano de 2010, em Brasília pela
Secretaria de Educação Especial.
A autora destaca que a inclusão em
si, traz para as escolas a capacidade em mostrar o diferencial de aprendizagem
dos alunos, transformando o espaço de trocas, favorecendo assim o ato de
ensinar e aprender. A transformação na escola nada mais é, do que criar
ambientes e condições para que todos participem das suas diferenças
particulares. A inclusão vem requerendo mudanças em cada gestão escolar, onde
possa haver democracia e participação, realizando um campo de ações pedagógicas
e sociais. Vai se caracterizando por colaborar em projetos comuns, assim
desenvolvendo valores em que todos possam se sentir integrado em cada espaço
escolar. A escola passa a ter como princípio fundamental de compartilhar as
lideranças e estimular a troca de experiências, fazendo com que as dificuldades
do ambiente e dos alunos se minimizam para ocorrer mudanças nas salas de aula e
em práticas pedagógicas.
A escola que participa dessa ação
tem seu papel valorizado quanto ao aluno, pois o mesmo passa a colaborar num
processo de construção de conhecimento dentro de suas possibilidades. Sua
participação mesmo apresentando tal deficiência, é possível, quando os
professores vêem como um processo de aprendizagem e proporciona propostas que
favorecem a participação. Os professores que tem essa oportunidade e desafio
percebem que ocorre uma mudança à vida escolar e aos demais membros da escola,
modificando até mesmo sua vida pessoal e profissional.
Esta obra traz uma reflexão para
todos nós, sobre conceitos de diferenças e inclusão, trata da oportunidade que
cada ser humano tem de interagir com os outros tendo suas diferenças ou não.
Tem uma relevante alternativa para as escolas atuais, que ainda não tiveram a
oportunidade da inclusão dentro de sua gestão escolar.
A inclusão é sim possível, desde que
haja professores dispostos a mostrar seu diferencial nas propostas de inclusão
social nas escolas, recomendo aos nossos leitores esta obra, principalmente aos
professores, que possam ler e analisar com consciência esta obra, pois a
inclusão só irá acontecer quando as redes de ensino começar a se organizar para
receber e oferecer as condições de aprendizagem a toda sua classe escolar.
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