quarta-feira, 23 de julho de 2014

INCLUIR NÃO É INSERIR, MAS INTERAGIR E CONTRIBUIR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Regional IV
Unidade São Luiz Gonzaga
Curso de Graduação: Pedagogia Licenciatura
Disciplina: Língua Portuguesa I
Professora: Dranda- Luciane Sippert
Acadêmica: Elienara Domingues Alves
Título da Obra Resenhada: INCLUIR NÃO É INSERIR, MAS INTERAGIR E CONTRIBUIR
Autor (a): Rita Vieira de Figueiredo
Ano da Publicação: 2010
Editora: Secretaria da Educação Especial
Nº de páginas: 32 a 38






            A obra “INCLUIR NÃO É INSERIR, MAS INTERAGIR E CONTRIBUIR”, publicada na Revista Inclusão- Revista de Educação Especial, volume 5, escrita por Rita Vieira de Figueiras no ano de 2010, em Brasília pela Secretaria de Educação Especial.
            A autora destaca que a inclusão em si, traz para as escolas a capacidade em mostrar o diferencial de aprendizagem dos alunos, transformando o espaço de trocas, favorecendo assim o ato de ensinar e aprender. A transformação na escola nada mais é, do que criar ambientes e condições para que todos participem das suas diferenças particulares. A inclusão vem requerendo mudanças em cada gestão escolar, onde possa haver democracia e participação, realizando um campo de ações pedagógicas e sociais. Vai se caracterizando por colaborar em projetos comuns, assim desenvolvendo valores em que todos possam se sentir integrado em cada espaço escolar. A escola passa a ter como princípio fundamental de compartilhar as lideranças e estimular a troca de experiências, fazendo com que as dificuldades do ambiente e dos alunos se minimizam para ocorrer mudanças nas salas de aula e em práticas pedagógicas.
            A escola que participa dessa ação tem seu papel valorizado quanto ao aluno, pois o mesmo passa a colaborar num processo de construção de conhecimento dentro de suas possibilidades. Sua participação mesmo apresentando tal deficiência, é possível, quando os professores vêem como um processo de aprendizagem e proporciona propostas que favorecem a participação. Os professores que tem essa oportunidade e desafio percebem que ocorre uma mudança à vida escolar e aos demais membros da escola, modificando até mesmo sua vida pessoal e profissional.
            Esta obra traz uma reflexão para todos nós, sobre conceitos de diferenças e inclusão, trata da oportunidade que cada ser humano tem de interagir com os outros tendo suas diferenças ou não. Tem uma relevante alternativa para as escolas atuais, que ainda não tiveram a oportunidade da inclusão dentro de sua gestão escolar.
            A inclusão é sim possível, desde que haja professores dispostos a mostrar seu diferencial nas propostas de inclusão social nas escolas, recomendo aos nossos leitores esta obra, principalmente aos professores, que possam ler e analisar com consciência esta obra, pois a inclusão só irá acontecer quando as redes de ensino começar a se organizar para receber e oferecer as condições de aprendizagem a toda sua classe escolar.


           
           




Nenhum comentário:

Postar um comentário