quarta-feira, 23 de julho de 2014

INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA - LICENCIATURA
DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: Dranda LUCIANE SIPPERT
ACADÊMICA: TANISE SILVA DA SILVA
1° SEMESTRE/ 2014



A inclusão trata- se de uma inovação, porém precisa ser bastante discutida. Inserir alunos especiais na escola seja em escolas publicas ou privadas, com quaisquer deficiências permanentes ou temporárias nada mais é que garantir um direito ao cidadão. De uma mesma forma também é repensar nos valores e objetivos que a escola tem ou pretende ter no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem de seus alunos.
A escola desenvolve um papel muito importante na vida e formação de cada indivíduo. Visto que é na escola onde são dados os primeiros passos de aperfeiçoamento, é por meio desta que as pessoas com direitos educativos especiais são inseridas na comunidade e sociedade.
A inclusão social, portanto é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de uma transformação, é interagir com o outro, sem separação de categorias de aprendizagem, sendo assim, um regime escolar único capaz de atender a toda sociedade. O acesso à escola contribui consideravelmente para o processo de desenvolvimento humano, para apresentar essa realidade à escola precisa focar nos desafios que serão provocados por essa inovação.
 O principal desafio da escola inclusiva não reside nos recursos materiais, mas em desenvolver uma pedagogia centrada na criança e capaz de educar a todos, sem discriminação, respeitando suas diferenças, seus limites; uma escola que compreenda a diversidade social da criança e ofereça respostas adequadas às suas características e necessidades.



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