UNIVERSIDADE ESTADUAL
DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA -
LICENCIATURA
DISCIPLINA: LINGUA
PORTUGUESA
PROFESSORA: Dranda
LUCIANE SIPPERT
1° SEMESTRE/ 2014
A inclusão trata- se de
uma inovação, porém precisa ser bastante discutida. Inserir alunos especiais na
escola seja em escolas publicas ou privadas, com quaisquer deficiências permanentes
ou temporárias nada mais é que garantir um direito ao cidadão. De uma mesma
forma também é repensar nos valores e objetivos que a escola tem ou pretende
ter no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem de seus alunos.
A escola desenvolve um
papel muito importante na vida e formação de cada indivíduo. Visto que é na escola
onde são dados os primeiros passos de aperfeiçoamento, é por meio desta que as
pessoas com direitos educativos especiais são inseridas na comunidade e
sociedade.
A inclusão social,
portanto é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de
sociedade através de uma transformação, é interagir com o outro, sem separação
de categorias de aprendizagem, sendo assim, um regime escolar único capaz de
atender a toda sociedade. O acesso à escola contribui consideravelmente para o
processo de desenvolvimento humano, para apresentar essa realidade à escola
precisa focar nos desafios que serão provocados por essa inovação.
O principal desafio da escola inclusiva não
reside nos recursos materiais, mas em desenvolver uma pedagogia centrada na
criança e capaz de educar a todos, sem discriminação, respeitando suas
diferenças, seus limites; uma escola que compreenda a diversidade social da
criança e ofereça respostas adequadas às suas características e necessidades.
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