Curso de Pedagogia – Licenciatura.
Professora: Dranda. Luciane Sippert.
Acadêmica: Márcia Elena Ortiz
Moreira.
Semestre/Ano: 1/2014.
Martins Tassoni, Elvira
Cristina, professora do programa de Pós-Graduação em Educação da
PUC-Campinas,2012. 191-209 p.
Elvira Tassoni apresenta
neste artigo cinco seções de entrevistas realizadas sobre a leitura e a escrita
nos anos iniciais de Ensino Fundamental com alunos do 1° ao 5° ano. Através
dessas seções a professora demonstrou, que o caminho da alfabetização da
criança passa por etapas para ela construir seu próprio conhecimento,
independente de sua classe social.
Na quarta seção deste
artigo, “O ensino da leitura e da escrita à luz da opinião dos alunos”, Tassoni
expressa que no início da aprendizagem de ensinar a ler e a escrever é que a criança
construirá seus próprios conhecimentos, através do seu pensamento.
Na seção citada
anteriormente, uma das principais preocupações de Emília Ferreiro, segundo
Tassoni cabe aos alfabetizadores não desprezarem a bagagem de conhecimentos
sobre a escrita que a maioria das crianças levam para a escola. Não há receitas
prontas para um alfabetizador desenvolver o seu trabalho, surgindo uma reção de
insegurança.
Algumas professoras
buscam uma alfabetização em que os alunos questionam constantemente seu trabalho,
caminhando juntos. Na terceira seção deste artigo, “O ensino da leitura e da
escrita na sala de aula”, mostra a grande preocupação é nas práticas
pedagógicas da maneira de alfabetizar, é uma necessidade de romper os métodos
tradicionais de ensino para que as crianças possam expressar livremente e com
criatividade.
Aos futuros educadores
este artigo de Tassoni possui uma contribuição para a formação de professores
que querem educar com responsabilidade para transformar o mundo através das
diferentes experiências vividas ao longo da carreira profissional, sendo
apropriados e modificados por inúmeros exemplos, valorizando os professores
como produtores do saber.
Referências:
Revista Científica Eccos,
2012. Artigo. Campinas-SP. Pg. 191-209.
Livro: Sala de Aula
Construtivista. Pg.8, 15, 16.
Editora: Distribuidora de
Livros Triângulo Ltda. Uberlândia-MG.
Autora: Wanda Andrade da
Silva Fornazieri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário