quarta-feira, 23 de julho de 2014

A Leitura e a Escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos


Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Curso de Pedagogia – Licenciatura.
Professora: Dranda. Luciane Sippert.
Acadêmica: Márcia Elena Ortiz Moreira.
Semestre/Ano: 1/2014.


  
Martins Tassoni, Elvira Cristina, professora do programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas,2012. 191-209 p.

Elvira Tassoni apresenta neste artigo cinco seções de entrevistas realizadas sobre a leitura e a escrita nos anos iniciais de Ensino Fundamental com alunos do 1° ao 5° ano. Através dessas seções a professora demonstrou, que o caminho da alfabetização da criança passa por etapas para ela construir seu próprio conhecimento, independente de sua classe social.
Na quarta seção deste artigo, “O ensino da leitura e da escrita à luz da opinião dos alunos”, Tassoni expressa que no início da aprendizagem de ensinar a ler e a escrever é que a criança construirá seus próprios conhecimentos, através do seu pensamento.
Na seção citada anteriormente, uma das principais preocupações de Emília Ferreiro, segundo Tassoni cabe aos alfabetizadores não desprezarem a bagagem de conhecimentos sobre a escrita que a maioria das crianças levam para a escola. Não há receitas prontas para um alfabetizador desenvolver o seu trabalho, surgindo uma reção de insegurança.
Algumas professoras buscam uma alfabetização em que os alunos questionam constantemente seu trabalho, caminhando juntos. Na terceira seção deste artigo, “O ensino da leitura e da escrita na sala de aula”, mostra a grande preocupação é nas práticas pedagógicas da maneira de alfabetizar, é uma necessidade de romper os métodos tradicionais de ensino para que as crianças possam expressar livremente e com criatividade.
Aos futuros educadores este artigo de Tassoni possui uma contribuição para a formação de professores que querem educar com responsabilidade para transformar o mundo através das diferentes experiências vividas ao longo da carreira profissional, sendo apropriados e modificados por inúmeros exemplos, valorizando os professores como produtores do saber.


Referências:
Revista Científica Eccos, 2012. Artigo. Campinas-SP. Pg. 191-209.
Livro: Sala de Aula Construtivista. Pg.8, 15, 16.
Editora: Distribuidora de Livros Triângulo Ltda. Uberlândia-MG.

Autora: Wanda Andrade da Silva Fornazieri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário