sábado, 26 de julho de 2014

Encontros e encantamentos na educação infantil

Curso: Pedagogia-Licenciatura
Disciplina: Língua Portuguesa I
Professora: Dr.ª LUCIANE SIPPERT
Acadêmica: LIDIANE BERTOLO PEREIRA
Semestre/ano: 1º/2014
Titulo da obra: Encontros e encantamentos na educação infantil
Autor: OSTETTO, LUCIANA  ESMERALDA
Ano da publicação: 2000
Editora: PAPIRUS
Nº de páginas: 144
  

Encontros e encantamentos na EDUCAÇÃO INFANTIL, uma obra que nos remete ao mundo da fantasia, do mágico, sem deixar de lado o comprometimento com a educação das crianças de 0 a 6 anos. São relatos de experiências de estagio curricular, vivenciadas por alunas da oitava fase do curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina, no ano de 1997, e também por crianças, professores, funcionários de creches e pré-escolas publicas de Florianópolis-SC. Publicada no ano 2000 pela editora PAPIRUS, SC.
Experiências que nos leva a redescobrir, à resinificar o cotidiano da educação infantil de uma maneira comprometida e apaixonada, capitulo por capitulo, a autora nos faz viajar no mundo dos limites e das possibilidades, apresentando histórias de vivencias com e entre as crianças, que envolvem faz- de conta,Imaginação,tempo,espaço,rotina,constância,planejamento,registro,avaliação,que envolvem a construção do grupo das identidades o eu e o outro...nosso pulsar...nossa vida!
No 1º capitulo do livro: andando por creches e pré-escolas públicas; construindo uma proposta de estágio, traz uma síntese que vem sendo construída no curso de pedagogia-habilitação em educação infantil, na Universidade Federal de Santa Catarina. Esta proposta consiste na atuação em creches e pré-escola publica, por meio de projetos de estagio que propicia em espaços para a reflexão do grupo que envolve toda a instituição, sobre o fazer pedagógico na educação infantil.
“O trabalho pedagógico na creche: entre limites e possibilidades“,2º capitulo, mostra nos um pouco da proposta de estagio, fazendo-nos adentrar no cotidiano da creche (caracterizando seus limites e possibilidades), e também no desafio de trabalhar com bebes, bem como o inicio do encaminhamento dos estágios por meio de projetos.
3º capitulo do livro com o titulo “ESPAÇO QUE DE ESPAÇO”, outras experiências com bebes, ressalta a importância da organização do espaço para o trabalho com crianças pequenas e sua relação com a intenção do educador e, até mesmo, com a concepção de infância que permeia o trabalho pedagógico na creche. “Uma aventura: “o mapa do tesouro”: ultrapassa dos obstáculos e seguindo pistas no cotidiano da educação infantil”.
4º capitulo do livro nos enfatiza a importância do registro diário, que não vai apenas relatar fatos, mas mostrar vida, movimentação do grupo, traz reflexões para poder avaliar e planejar. Registro que mostra barreiras, obstáculos, mas que também darão pistas ,para aventurar-se.
Além da reflexão sobre o registro, este capítulo ainda resgata a importância de contar histórias para as crianças de 0 a 6 anos de idade. “Por encanto, contando ...história de um projeto de trabalho”. O 5º capitulo, prioriza a fantasia o suspense, o contar histórias ,alegrar e se aventurar com as histórias e o faz de conta no cotidiano da educação infantil.
Com o boi -de- mamão, fazendo-se grupo. O 6º capitulo, “Alevanta, boi dourado, alevanta devagar...”: meninos e meninas brincando titulo-nos mostra crianças de um ano e meio a dois anos e meio a experiência de construir, cantar e encantar o espaço e as personagens do boi -de- mamão, experiência rica de alegria, festa e entusiasmo...como a própria apresentação do boi-de-mamão.
No 7º capitulo do livro estamos “Entre fadas, jacarés e pintores: a história de construção de um grupo”, que de forma mágica nos apresenta um espetáculo no qual, cada ato nos faz refletir sobre o grupo, a roda, a rotina, a mágica, a fantasia ,o sonho ,a alegria, a imaginação, a criação, as crianças ,personagens principais deste capitulo.
Era uma vez, crianças de três anos e meio a quatro anos e meio, que estavam envolvidas com cobra, bruxas, castelos, castelo rá- Tim- bum, boi -de- mamão, boi de mamão? O que o boi-de-mamão tem haver com castelo? É no 8º capitulo, “era uma vez...crianças, cobras, bruxas e histórias de encantamento”, perceberam como inventar, fantasiar, imaginar podem gerar mil formas de encenar.
Autores, personagens, cenários...reis, rainhas, eles estão nas histórias que lemos e que fazemos, e no 9º capitulo “ouvindo e fazendo histórias”; as crianças de 4anos e meio a cinco anos e meio, formam seus grupos, na roda, mesmo com reis e rainhas, dividem seus medos e viajam-nas histórias, mostrando que para elas a história não tem fim, ela se renova a cada instante.
Planejamento na educação infantil :mais que atividade ,a criança em foco, é no 10º capitulo que nos leva que toda essa alegria, todo esse encantamento não é fruto apenas de sonho, é algo possível, realizado, mas que para isso é necessário, querer,ousar,errar,arriscar,experimentar,tentar,observar,sonhar,registrar,imaginar,avaliar,encantar,planejar,pesquisar.elaborar um plano que seja mais que mera burocracia, um plano que acima de tudo tenha a criança como foco de todas as atitudes do educador.
ESTE LIVRO NOS PROPÕE UM DESAFIO,O DE SER EDUCADORES E EDUCADORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ASSUMINDO O RISCO DE ACERTAR,ERRAR,AVALIAR,E TAMBÉM SER AVALIADO,DE TRANSFORMAR E SER TRANSFORMADO,ENFIM UM DESAFIO DE VIVER INTENSAMENTE E ABSOLUTAMENTE OS ENCANTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.


                  

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