UNIVERSIDADE
ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
CAMPOS REGIONAL : IV
UNIDADE UNIVERSITÁRIA
EM SÃO LUIZ GONZAGA
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA-LICENCIATURA
DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA I
PROFESSORA:
LUCIANE SIPPERT
DANIELE
OLIVEIRA SÁ
A importância do cinema na educação infantil dá- se pelo
fato que é através dele podemos trabalhar a criticidade da criança a partir de
discussões de conteúdos que estejam ligados aos mesmos, e incentivar um olhar
diferenciado sobre os filmes.
“O cinema no contexto educacional direciona o olhar para
novos caminhos que antes eram desconhecidos [...].E ver cinema com olhar mais
atento, e ativo é percorrer por novos caminhos, nos quais o espectador passa de
passivo para crítico, evitando ser consumido pelas imagens. É nessa hora que
entra o professor como mediador e investigador do sujeito, levando as crianças
a construírem sua autonomia, ou seja, indo além do que é passível de se ver”
(MARTINS, COSTA, 2007, p.640).
Bordwell considera três aspectos na narrativa fílmica: a
representação, como significação do conjunto de ideias, a estrutura como
combinação dos elementos; e o ato, como processo dinâmico de apresentação de
uma história ao receptor.
Devemos entender que ao trabalhar em uma classe infantil
recursos cinematográficos, trata-se de uma classe heterogênea, onde cada
sujeito já traz uma realidade, concepções que diferem um dos outros “para
trabalhar a criticidade da criança um aspecto importante a ser explorado é a
relação do conteúdo do filme com a realidade de cada indivíduo”( MARTINS,
COSTA, 2007, p.642)
É necessária uma interpretação do conteúdo da narrativa
fílmica, uma reflexão sobre a complexidade do que foi visto, requer
desenvolvimento, e não somente trabalhar o filme em sala de aula, como uma mera
ilustração do conteúdo e sim ser o conteúdo.
“As possibilidades para interpretação de um filme com
crianças nesta faixa de idade são inúmeras. Podem ser citadas: a discussão
sobre o tema do filme; a comparação dos lugares que aparecem no filme com os
lugares onde vivem; a construção das personagens; as possibilidades de
identificação; o desenrolar da narrativa; o desenvolvimento de noções sobre luz
e som. Também devem ser considerados os olhares, as falas e os gestos das
crianças que podem nos dizer muito sobre a construção de significados
construídos a partir dos filmes.” (MARTINS, COSTA, 2007, p.644)
Logo a inserção do filme na educação infantil, vem como
um meio aliado á outros processos,para ampliar o conhecimento do aluno de diversas
formas , deve ser uma das formas de construção de saber e de ensino na prática
docente, trabalhar com a educação estética implica uma formação de sujeitos
ativos- reflexivos.
Referências:
MARTINS e COSTA. Possibilidades do filme infantil na educação
escolar, 2007.
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