quarta-feira, 23 de julho de 2014

Cinema na educação infantil

            UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
                                    CAMPOS REGIONAL : IV
           UNIDADE UNIVERSITÁRIA EM SÃO LUIZ GONZAGA
                  CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA-LICENCIATURA
                               DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA I
                                  PROFESSORA: LUCIANE SIPPERT
                                 DANIELE OLIVEIRA SÁ


                           
A importância do cinema na educação infantil dá- se pelo fato que é através dele podemos trabalhar a criticidade da criança a partir de discussões de conteúdos que estejam ligados aos mesmos, e incentivar um olhar diferenciado sobre os filmes.
“O cinema no contexto educacional direciona o olhar para novos caminhos que antes eram desconhecidos [...].E ver cinema com olhar mais atento, e ativo é percorrer por novos caminhos, nos quais o espectador passa de passivo para crítico, evitando ser consumido pelas imagens. É nessa hora que entra o professor como mediador e investigador do sujeito, levando as crianças a construírem sua autonomia, ou seja, indo além do que é passível de se ver” (MARTINS, COSTA, 2007, p.640).
Bordwell considera três aspectos na narrativa fílmica: a representação, como significação do conjunto de ideias, a estrutura como combinação dos elementos; e o ato, como processo dinâmico de apresentação de uma história ao receptor.
Devemos entender que ao trabalhar em uma classe infantil recursos cinematográficos, trata-se de uma classe heterogênea, onde cada sujeito já traz uma realidade, concepções que diferem um dos outros “para trabalhar a criticidade da criança um aspecto importante a ser explorado é a relação do conteúdo do filme com a realidade de cada indivíduo”( MARTINS, COSTA, 2007, p.642)
É necessária uma interpretação do conteúdo da narrativa fílmica, uma reflexão sobre a complexidade do que foi visto, requer desenvolvimento, e não somente trabalhar o filme em sala de aula, como uma mera ilustração do conteúdo e sim ser o conteúdo.
“As possibilidades para interpretação de um filme com crianças nesta faixa de idade são inúmeras. Podem ser citadas: a discussão sobre o tema do filme; a comparação dos lugares que aparecem no filme com os lugares onde vivem; a construção das personagens; as possibilidades de identificação; o desenrolar da narrativa; o desenvolvimento de noções sobre luz e som. Também devem ser considerados os olhares, as falas e os gestos das crianças que podem nos dizer muito sobre a construção de significados construídos a partir dos filmes.” (MARTINS, COSTA, 2007, p.644)
Logo a inserção do filme na educação infantil, vem como um meio aliado á outros processos,para ampliar o conhecimento do aluno de diversas formas , deve ser uma das formas de construção de saber e de ensino na prática docente, trabalhar com a educação estética implica uma formação de sujeitos ativos- reflexivos.


Referências:
MARTINS e COSTA. Possibilidades do filme infantil na educação escolar, 2007.



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