Universidade Estadual
do Rio Grande do Sul
Curso:
Pedagogia/Licenciatura
Disciplina: Língua
Portuguesa
Professora: Dranda
Luciane Sippert
Acadêmica: Elizandra
Souza de Oliveira
Semestre/ Ano: 1/ 2014
Autor(a): Elvira
Cristina Martins Tassoni
Ano da Publicação: 2012
Editora: Eccos Revista
Cientifica
N° de páginas: 191-209
O artigo escrito pela professora
Elvira Cristina Martins Tassoni, Pós-Graduada em Educação na PUC- Campinas-SP,
Brasil, no ano de 2012 apresenta um estudo a partir de observações feitas em
sala de aula com alunos de séries iniciais, com o objetivo de analisar os tipos de situações que os professores usam
com relação ao uso de atividades ligadas à leitura e escrita, bem como
realização de entrevista e diálogo com os próprios alunos para se entender o
pensamento deles sobre as atividades realizadas. Essa análise confirma que
textos são introduzidos no ensino apenas depois que os alunos são
alfabetizados, o que confirma muitas teorias acadêmicas.
Tassoni (2012) expressa em
introdução, certa relatividade em trazer para o cenário de pesquisa a voz
desses alunos para que os mesmos mostrem os resultados do que é trabalhado com
eles, falando sobre as experiências vivenciadas com a escrita e a leitura e as
expectativas em relação ao processo de ensino e aprendizagem das mesmas, refletindo
também seus usos, o que impulsionou uma revisão dessas práticas pedagógicas. Nesse
sentido, as páginas que compõem esse artigo abrangem uma maneira de se ter
consciência das práticas sociais educativas de uso da linguagem em sua
modalidade oral e escrita, enfatizando a diversidade dos gêneros discursivos e
os processos de interação entre as pessoas, bem como os impactos produzidos em
um grupo ou em uma sociedade inteira.
Alfabetização e letramento
são conceitos distintos, mas que devem manter-se articulados. A autora enfatiza
essa abordagem agregando a relevância de professores adquirirem essa prática
pedagógica idealizando que seus alunos sejam alfabetizados e letrados com base
na forte fragmentação do sistema alfabético, pois a elaboração de textos só
acontece depois que se demonstra a intensificação de atividades que envolvem
regras gramaticais, análise de pronuncias e interpretações textuais que se
constituem em ações concretizadas separadamente, uma de cada vez. O
reconhecimento de que saber ler e escrever são fundamentais para a vida de cada
um e que possibilita aprender sobre as coisas que os cercam, bem como ser
valorizado pelas pessoas em razão de tal saber mostra o grande desejo de
aprendizagem dos alunos entrevistados. Observa-se também no artigo que a
pesquisa feita mostra preocupação tanto da autora quanto dos professores e alunos participantes com a melhoria de
aprendizagens, no intuito de levar mais praticas de leitura e escrita para a
sala de aula.
Em conclusão, o artigo
citado, elaborado por Tassoni (2012) alcança os objetivos propostos, aborda e
leva em discussão pedagógica informações com base de uma pesquisa feita pela
própria autora, oportuniza idéias de ensino em assuntos trabalhados em classes
do ensino fundamental. Demonstra, o quanto as críticas que fazem à escola em
questão de formação de leitores trazem mais disposição de ensino e aprendizado,
favorece e aperfeiçoa expectativas. É um artigo recomendado para ser analisado
e levado em consideração como uma ajuda ou base para uma compreensão de
andamento escolar e como as mesmas estão abordando assuntos de interesse
educacional. Pois a importância que se tem do conhecimento para a vida na
sociedade e para a própria comunicação é de extrema evidencia.
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