sábado, 26 de julho de 2014

A leitura e a Escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Curso: Pedagogia/Licenciatura
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Dranda Luciane Sippert
Acadêmica: Elizandra Souza de Oliveira
Semestre/ Ano: 1/ 2014

Autor(a): Elvira Cristina Martins Tassoni
Ano da Publicação: 2012
Editora: Eccos Revista Cientifica  
N° de páginas: 191-209 


O artigo escrito pela professora Elvira Cristina Martins Tassoni, Pós-Graduada em Educação na PUC- Campinas-SP, Brasil, no ano de 2012 apresenta um estudo a partir de observações feitas em sala de aula com alunos de séries iniciais, com o objetivo de analisar  os tipos de situações que os professores usam com relação ao uso de atividades ligadas à leitura e escrita, bem como realização de entrevista e diálogo com os próprios alunos para se entender o pensamento deles sobre as atividades realizadas. Essa análise confirma que textos são introduzidos no ensino apenas depois que os alunos são alfabetizados, o que confirma muitas teorias acadêmicas.
Tassoni (2012) expressa em introdução, certa relatividade em trazer para o cenário de pesquisa a voz desses alunos para que os mesmos mostrem os resultados do que é trabalhado com eles, falando sobre as experiências vivenciadas com a escrita e a leitura e as expectativas em relação ao processo de ensino e aprendizagem das mesmas, refletindo também seus usos, o que impulsionou uma revisão dessas práticas pedagógicas. Nesse sentido, as páginas que compõem esse artigo abrangem uma maneira de se ter consciência das práticas sociais educativas de uso da linguagem em sua modalidade oral e escrita, enfatizando a diversidade dos gêneros discursivos e os processos de interação entre as pessoas, bem como os impactos produzidos em um grupo ou em uma sociedade inteira.
Alfabetização e letramento são conceitos distintos, mas que devem manter-se articulados. A autora enfatiza essa abordagem agregando a relevância de professores adquirirem essa prática pedagógica idealizando que seus alunos sejam alfabetizados e letrados com base na forte fragmentação do sistema alfabético, pois a elaboração de textos só acontece depois que se demonstra a intensificação de atividades que envolvem regras gramaticais, análise de pronuncias e interpretações textuais que se constituem em ações concretizadas separadamente, uma de cada vez. O reconhecimento de que saber ler e escrever são fundamentais para a vida de cada um e que possibilita aprender sobre as coisas que os cercam, bem como ser valorizado pelas pessoas em razão de tal saber mostra o grande desejo de aprendizagem dos alunos entrevistados. Observa-se também no artigo que a pesquisa feita mostra preocupação tanto da autora quanto dos professores  e alunos participantes com a melhoria de aprendizagens, no intuito de levar mais praticas de leitura e escrita para a sala de aula.

Em conclusão, o artigo citado, elaborado por Tassoni (2012) alcança os objetivos propostos, aborda e leva em discussão pedagógica informações com base de uma pesquisa feita pela própria autora, oportuniza idéias de ensino em assuntos trabalhados em classes do ensino fundamental. Demonstra, o quanto as críticas que fazem à escola em questão de formação de leitores trazem mais disposição de ensino e aprendizado, favorece e aperfeiçoa expectativas. É um artigo recomendado para ser analisado e levado em consideração como uma ajuda ou base para uma compreensão de andamento escolar e como as mesmas estão abordando assuntos de interesse educacional. Pois a importância que se tem do conhecimento para a vida na sociedade e para a própria comunicação é de extrema evidencia.    

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