sábado, 26 de julho de 2014

A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos

UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
CURSO DE PEDAGOGIA – Licenciatura
DISCIPLINA – Língua Portuguesa I
PROFESSORA – Dranda. Luciane Sippert
ACADÊMICO (A) – Elisabete de Fátima Silveira da Rosa
SEMESTRE/ANO – 1/2014

AUTOR (ES) – Martins Tassoni, Elvira Cristina
ANO DA PUBLICAÇÃO – 2012
EDITORA – ECCOS REVISTA CIENTÍFICA
Nº DE PÁGINAS – 18


Martins Tassoni, Elvira Cristina. A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos. Eccos Revista Científica, nº. 27, enero-abril, 2012, p.191-209. Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil.
O artigo escrito pela professora do programa de Pós Graduação da PUC, Elvira Cristina Martins Tassoni mostra um estudo sobre as práticas escolares de leitura e escrita a partir de sondagem em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Na introdução do artigo Tassoni fala sobre as dificuldades que a escola encontra ao ensinar os educandos a ler e escrever, fato que estimula realizações de pesquisas para encontrar novos métodos de alfabetização tendo como objetivo participação ativa dos estudantes, uso da dialética. No primeiro subtítulo do artigo é destacado “O ensino da leitura e escrita na escola” a seção demonstra a importância que é o constante contato com materiais escritos, dando a entender que aprender a escrever é uma descoberta que desenvolve-se naturalmente, sendo a alfabetização o ato de ensinar-aprender; para a autora o alfabetizar e o letrar são ações totalmente diferentes mas que não podem se separar, sendo assim o indivíduo deve ser ensinado a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, ou seja, aprender a “ler o mundo”. O subtítulo, “O ensino da leitura na sala de aula” nos mostra que só depois de compreender o sistema alfabético os educandos entenderão a língua, o uso de regras gramaticais, conseguirão interpretar e refletir diferentes tipos de textos; o subtítulo dá a entender que alfabetizar e letrar se constituem em ações que se concretizam separadamente. O terceiro subtítulo, “O ensino da leitura e da escrita à luz da opinião dos alunos” fala sobre o resultado de uma pesquisa feita com estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental que falaram sobre suas experiências vividas em sala de aula envolvendo a leitura e a escrita, com isso foi possível conhecer pontos de vista do universo infantil. Ao analisar os relatos feito foi possível concluir que as crianças valorizam o fato de saberem ler e escrever, entendem a importância da escola nesse processo e do professor como mediados do conhecimento. Demonstraram disposição em participar do próprio processo de aprendizagem, em todos os sentidos, a partir daí vê-se que são consciente de que não sabem de tudo, manifestando apreciação e valorizando as atividades propostas. Fazendo com que as atividades de leituras tenham uma especial importância, levando ao surgimento de vários métodos para o desenvolvimento da leitura em sala de aula. Nesse sentido, é necessário que alguns professores revisem sua concepção e postura, questionando suas práticas de leitura docente, pois a relação das crianças com o texto depende fundamentalmente da mediação dos adultos.
Portanto, ao viabilizar diferentes textos para os educando o educador está tornando o processo de ensino-aprendizagem brando, é preciso ter em mente que a formação de bons leitores começa cedo, tornando fundamental que os educadores intermedeiem com excelência a transformação do indivíduo alfabetizado para um sujeito que tenho prazer na leitura. Por isso é necessário elaborar diferentes atividades, observando o público que se pretende atingir, não esquecendo que a melhor maneira de alcançar esse objetivo é dar vez e voz paras as crianças. Uma triste constatação se dá ao ler o resultado da pesquisa feita com as crianças, que reclamam dos métodos de seus professores. Os professores devem se conscientizarem que é da escola que sairão os cidadãos, e que para serem pessoas de voz ativa numa sociedade precisam saber pensar, mas como vão aprender a pensar se não aprenderem a ler e interpretar o mundo?  Essas crianças precisam que o professor as ensinem. Sendo assim, esse artigo é de grande ajuda para o educador que deseja que suas atividades sejam para o educando algo prazeroso e que o conteúdo aplicado acrescente a aprendizagem de todos.

     

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