UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
CURSO DE
PEDAGOGIA – Licenciatura
DISCIPLINA
– Língua Portuguesa I
PROFESSORA
– Dranda. Luciane Sippert
ACADÊMICO
(A) – Elisabete de Fátima
Silveira da Rosa
SEMESTRE/ANO
– 1/2014
AUTOR
(ES) – Martins Tassoni, Elvira
Cristina
ANO DA
PUBLICAÇÃO – 2012
EDITORA
– ECCOS REVISTA CIENTÍFICA
Nº DE
PÁGINAS – 18
Martins
Tassoni, Elvira Cristina. A leitura e
a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir
da voz dos alunos. Eccos Revista Científica, nº. 27, enero-abril, 2012,
p.191-209. Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil.
O
artigo escrito pela professora do programa de Pós Graduação da PUC, Elvira Cristina
Martins Tassoni mostra um estudo sobre as práticas escolares de leitura e
escrita a partir de sondagem em crianças dos anos iniciais do Ensino
Fundamental.
Na
introdução do artigo Tassoni fala sobre as dificuldades que a escola encontra
ao ensinar os educandos a ler e escrever, fato que estimula realizações de
pesquisas para encontrar novos métodos de alfabetização tendo como objetivo participação
ativa dos estudantes, uso da dialética. No primeiro subtítulo do artigo é
destacado “O ensino da leitura e escrita na escola” a seção demonstra a
importância que é o constante contato com materiais escritos, dando a entender
que aprender a escrever é uma descoberta que desenvolve-se naturalmente, sendo
a alfabetização o ato de ensinar-aprender; para a autora o alfabetizar e o
letrar são ações totalmente diferentes mas que não podem se separar, sendo
assim o indivíduo deve ser ensinado a ler e escrever no contexto das práticas
sociais da leitura e da escrita, ou seja, aprender a “ler o mundo”. O subtítulo,
“O ensino da leitura na sala de aula” nos mostra que só depois de
compreender o sistema alfabético os educandos entenderão a língua, o uso de
regras gramaticais, conseguirão interpretar e refletir diferentes tipos de
textos; o subtítulo dá a entender que alfabetizar e letrar se constituem em
ações que se concretizam separadamente. O terceiro subtítulo, “O ensino da
leitura e da escrita à luz da opinião dos alunos” fala sobre o resultado de
uma pesquisa feita com estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental que
falaram sobre suas experiências vividas em sala de aula envolvendo a leitura e
a escrita, com isso foi possível conhecer pontos de vista do universo infantil.
Ao analisar os relatos feito foi possível concluir que as crianças valorizam o
fato de saberem ler e escrever, entendem a importância da escola nesse processo
e do professor como mediados do conhecimento. Demonstraram disposição em participar
do próprio processo de aprendizagem, em todos os sentidos, a partir daí vê-se
que são consciente de que não sabem de tudo, manifestando apreciação e
valorizando as atividades propostas. Fazendo com que as atividades de leituras tenham
uma especial importância, levando ao surgimento de vários métodos para o
desenvolvimento da leitura em sala de aula. Nesse sentido, é necessário que
alguns professores revisem sua concepção e postura, questionando suas práticas
de leitura docente, pois a relação das crianças com o texto depende
fundamentalmente da mediação dos adultos.
Portanto,
ao viabilizar diferentes textos para os educando o educador está tornando o
processo de ensino-aprendizagem brando, é preciso ter em mente que a formação
de bons leitores começa cedo, tornando fundamental que os educadores
intermedeiem com excelência a transformação do indivíduo alfabetizado para um
sujeito que tenho prazer na leitura. Por isso é necessário elaborar diferentes
atividades, observando o público que se pretende atingir, não esquecendo que a
melhor maneira de alcançar esse objetivo é dar vez e voz paras as crianças. Uma
triste constatação se dá ao ler o resultado da pesquisa feita com as crianças,
que reclamam dos métodos de seus professores. Os professores devem se
conscientizarem que é da escola que sairão os cidadãos, e que para serem pessoas
de voz ativa numa sociedade precisam saber pensar, mas como vão
aprender a pensar se não aprenderem a ler e interpretar o
mundo? Essas crianças precisam que o
professor as ensinem. Sendo assim, esse artigo é de grande ajuda para o educador
que deseja que suas atividades sejam para o educando algo prazeroso e que o
conteúdo aplicado acrescente a aprendizagem de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário