quarta-feira, 23 de julho de 2014

Inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
CAMPUS REGIONAL IV SÃO LUIZ GONZAGA-RS
LÍNGUA PORTUGUESA I

PROFESSORA: DRANDA. LUCIANE SIPPERT
ACADÊMICA: CHARLIZE RODRIGUES DE OLIVEIRA
ANO: 1/ 2014


Atualmente, é inquestionável a importância da utilização das ferramentas tecnológicas em sala de aula, para qualificação do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, para que as tecnologias possam realmente contribuir para a qualificação das aulas ministradas, os educadores necessitam estar familiarizados com as mesmas, bem como, estar capacitados a realizar planejamentos e propostas pedagógicas desafiadoras para facilitar a aprendizagem dos educandos.
            Contudo, a trajetória dos cursos de formação de professores demonstra que a preparação para o uso de tecnologias em sala de aula ainda carece de maior aprofundamento. Isso porque, muitos currículos de formação docente abrem pouco espaço para a familiarização com os recursos tecnológicos e para a elaboração de propostas voltadas à sua utilização por parte dos estudantes.
            Em geral, critica-se que os professores utilizam pouco ou de forma deficitária as tecnologias na educação. No entanto, é necessário realizar uma reflexão anterior, questionando se estes professores foram adequadamente preparados para fazê-lo. Não como planejar e ministrar aulas dinâmicas, criativas e lúdicas, em que as ferramentas tecnológicas contribuam para a assimilação de conceitos, sem que o educador tenha, ele mesmo, experimentado em sua formação, o manuseio destas ferramentas.

           
Em nossa realidade, a importância da tecnologia está em ajudar o aluno na construção do conhecimento, tem sido a preocupação de muitos educadores. Na atualidade, a presença da informática na educação é importante e inevitável, sendo que o computador tornou-se integrante do cotidiano das pessoas. Com isso faz-se necessário a presença da tecnologia da informação nas redes de educação básica e ensino superior.
            Pode-se dizer que a Internet e atualmente um desafio para todo o contexto educacional tradicional. A forma com que a escola tem vivido está enfrentando a enxurrada de informações e possibilidades que o uso das TICs produz para quem busca o conhecimento. Porém algum desses conhecimentos buscados não tem haver com os conteúdos descritos nas grades curriculares. São conteúdos novos, novas aprendizagens, novas formas de aprender e aquele conteúdo que o currículo inculca nos programas educacionais já não atraem os indivíduos. Estes são atraídos por assuntos diversos que atendem um gosto singular, próprio de cada um, o que torna ainda mais interessantes as buscas.


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