UNIVERSIDADE
ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
CAMPUS
REGIONAL IV SÃO LUIZ GONZAGA-RS
LÍNGUA
PORTUGUESA I
PROFESSORA:
DRANDA. LUCIANE SIPPERT
ACADÊMICA:
CHARLIZE RODRIGUES DE OLIVEIRA
ANO: 1/ 2014
Atualmente,
é inquestionável a importância da utilização das ferramentas tecnológicas em
sala de aula, para qualificação do processo de ensino e aprendizagem. No
entanto, para que as tecnologias possam realmente contribuir para a
qualificação das aulas ministradas, os educadores necessitam estar
familiarizados com as mesmas, bem como, estar capacitados a realizar
planejamentos e propostas pedagógicas desafiadoras para facilitar a aprendizagem
dos educandos.
Contudo,
a trajetória dos cursos de formação de professores demonstra que a preparação
para o uso de tecnologias em sala de aula ainda carece de maior aprofundamento.
Isso porque, muitos currículos de formação docente abrem pouco espaço para a
familiarização com os recursos tecnológicos e para a elaboração de propostas
voltadas à sua utilização por parte dos estudantes.
Em
geral, critica-se que os professores utilizam pouco ou de forma deficitária as
tecnologias na educação. No entanto, é necessário realizar uma reflexão
anterior, questionando se estes professores foram adequadamente preparados para
fazê-lo. Não como planejar e ministrar aulas dinâmicas, criativas e lúdicas, em
que as ferramentas tecnológicas contribuam para a assimilação de conceitos, sem
que o educador tenha, ele mesmo, experimentado em sua formação, o manuseio
destas ferramentas.
Em
nossa realidade, a importância da tecnologia está em ajudar o aluno na
construção do conhecimento, tem sido a preocupação de muitos educadores. Na
atualidade, a presença da informática na educação é importante e inevitável,
sendo que o computador tornou-se integrante do cotidiano das pessoas. Com isso
faz-se necessário a presença da tecnologia da informação nas redes de educação
básica e ensino superior.
Pode-se dizer que
a Internet e atualmente um desafio para todo o contexto educacional
tradicional. A forma com que a escola tem vivido está enfrentando a enxurrada
de informações e possibilidades que o uso das TICs produz para quem busca o
conhecimento. Porém algum desses conhecimentos buscados não tem haver com os
conteúdos descritos nas grades curriculares. São conteúdos novos, novas
aprendizagens, novas formas de aprender e aquele conteúdo que o currículo
inculca nos programas educacionais já não atraem os indivíduos. Estes são
atraídos por assuntos diversos que atendem um gosto singular, próprio de cada
um, o que torna ainda mais interessantes as buscas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário