quarta-feira, 23 de julho de 2014

BONITEZA DE UM SONHO- aprender e ensinar com sentido

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
Curso de Graduação: Pedagogia Licenciatura
Disciplina: Língua Portuguesa I
Professora: Dandra  Luciane Sippert
Acadêmica: Juliana Aparecida de Menezes Sott
Autor: Moacir Gadotti
Ano da Publicação 2003
Editora Feevale: Novo Hamburgo RS
Nº de páginas 79




Ao escrever o livro “Boniteza de um sonho aprender e ensinar com sentido”
Moacir Gadotti, ano da publicação 2003, editora Feevale, Novo Hamburgo RS, Número de páginas 79   nos fala da beleza de educar com sentido.
Mostra que o educador não pode abdicar da capacidade de sonhar e de lutar por uma educação transformadora. Para desenvolver o tema o autor inspirou-se na obra de Paulo Freire - “Pedagogia da Autonomia” -, onde o mestre fala da boniteza de ser gente.
 Para Gadotti, ser professor nos dias atuais é função semelhante ao que era há tempos atrás, o que mudou foi a condição do globo. Hoje vivemos em um mundo globalizado, dotado de tecnologias cada vez mais avançadas, o que facilita o acesso ao conhecimento, não só nas escolas, mas na sociedade em geral – empresas, domicílio familiar etc.
 Daí a necessidade de integrar a educação a esta evolução. Para tanto, o autor defende mais qualidade na educação, que terá de dispor de educadores capacitados, dinâmicos e conscientes, que tenham como prioridade a busca constante pelo conhecimento.
 Professores assim certamente acabarão por despertar no aluno os desejos de pesquisa e de reflexão, não mais se restringindo ao conteúdo apresentado na sala de aula.
O primeiro capítulo, dos sete contidos no livro editado pela Feevale/NH 2003, Gadotti chama atenção para o que leva uma pessoa a querer ser um educador: “Porque ser professor?” Gadotti relembra as ideias do mestre Paulo Freire  sobre o sonho, a beleza de ser professor, porém ele também aponta as dificuldades e a desvalorização desta profissão.
 O autor ainda sustenta que hoje “não é nem mais difícil nem mais fácil do que era há algumas décadas atrás. É diferente.” (p.15).
Entretanto para Gadotti, existe desinteresse pela carreira do magistério e isto pode ser atribuído a fatores como salário defasado, profissionais cansados, falta de políticas públicas que contemplem a Educação. Fatores estes que demonstram que a realidade é diferente do sonho de muitos alunos e alunas sejam na Pedagogia ou na Licenciatura.
No capítulo seguinte “Crise de identidade, crise de sentido” o autor descreve a respeito dos desafios enfretados pelos educadores, na busca de sua própria identidade, no momento de transmitir conhecimento. Na sociedade atual são inúmeras as oportunidades de aprendizagem e o professor desempenha o papel de colaborador desta nova forma de conduzir o conhecimento.
 Daí a necessidade de ter a real dimensão da própria a responsabilidade enquanto educador, que ajuda na formação de novos professores. Indispensável que o tipo de aprendizagem que irá ministrar seja permeado pela convicção, visão ampla no que tange a diferentes culturas, saberes, perspectiva de vida.
 Somente este tipo de aprendizado, na prática, contribuirá para que a convivência social evolua, sendo mais justa e igualitária.
Para que os professores realizem as suas atividades profissionais de maneira íntegra é preciso autonomia e liderança. A Pedagogia não é uma formação particular, tem que ter articulação, conectividade e coletividade – trabalho conjunto.
Mesmo com remuneração baixa, exercer a função de professor hoje em dia é gratificante, pois é a oportunidade de transmitir muitos conhecimentos.
Ao escrever o terceiro capítulo “Formação continuada do professor”, Gadotti repete que o educador deve buscar sempre a renovação, por meio de trocas de experiência, pesquisas, acompanhar as tendências da tecnologia, elaborar projetos junto à comunidade onde está inserido.
 Para isso, garante, é preciso que os governos invistam na formação continuada do educador, mantendo-os sempre atualizados. De acordo com a legislação brasileira, a formação continuada é um direito, mas para que esse direito seja adquirido é preciso cumprir algumas exigências.
 Entre elas o direito a horas semanais de estudo com especialistas e com colegas, a fim de obter conhecimentos sobre as disciplinas de outros professores, publicação das suas experiências em sites da Secretaria de Educação etc. Os orientadores têm uma importância muito grande na formação continuada dos profissionais da Educação.
No capitulo quatro “Ser professor na sociedade aprendente”, Gadotti observa que para ser educador é preciso ter um bom conceito sobre em educação, além de paciência para lidar com os alunos e com a  sociedade.
Maias uma vez lembra que o professor precisa obter o máximo de informações possíveis para ampliar seus conhecimentos, estando apto a responder sobre diferentes questionamentos na sala de aula.
 Além disso, a organização e o trabalho em equipe também são aspectos muito importantes a serem trabalhados para o melhor resultado e sucesso profissional. O ato de ler amplia os conhecimentos e concepções de um professor, destaca o autor, afirmando que “temos que aprender a lidar com a leitura e através disso ler o mundo.
 Como professor na sociedade aprendente, atualmente possui varias teorias no aprendizado da educação.”
Reafirmando o sentimento de alegria ao ensinar, Gadotti chega ao quinto capítulo do livro - “Aprender com emoção, ensinar com alegria” - avaliando que somos seres inacabado e dependentes de outras pessoas para aprimorar e ampliar nossos saberes.
“Para ser um bom educador é necessário aplicar um ensino de qualidade, pois é muito comum o aluno questionar a razão da aprendizagem, e em que aquilo será útil em sua vida. Isso ocorre porque em nossa sociedade costumamos considerar que algumas coisas só são úteis quando tem uma finalidade prática muito visível e de utilidade imediata.
 Esse é o motivo pelo qual os educadores devem ter muita objetividade e clareza para compreender o ato de aprender e através disso dominar o ato de ensinar”,, garante.
No sexto capítulo “Educar para uma vida sustentável”, o autor propõe uma reflexão sobre a importância da sustentabilidade, que tornou-se o foco principal para que tivéssemos esperança.
O cenário não é otimista, pois com nossas ações podemos acabar com a vida do planeta. O autor faz um apelo: “para que isso não ocorra precisamos da colaboração de todo ser humano; essa ação tem que ser ética, sem fins econômicos e sem interesses políticos, muito menos a exclusão social.
As medidas clássicas são egoístas, pois a indústria predatória não se preocupa com medidas sócio sustentáveis e é focada somente em procedimentos de alto capital, não no intuito da necessidade humana. Podemos resgatar valores antigos e aplicar na globalização moderna a qual estamos sendo vitimas.
Não temos que pensar individualmente, mas sim interagir com todos e assim entrar em um comum acordo. Precisamos ter o nosso próprio pensamento, a nossa própria opinião, e não pensar algo que alguém já pensou da sociedade como também do planeta.
Diante do sistema capitalista que vivemos o cenário não é bom e convivemos com as desigualdades sociais e essa postura deve ser mudada através da educação; lembrando que dependendo das ações do homem podemos acabar com a vida no planeta, por isso precisamos proteger a biodiversidade e mudar a forma e as medidas egoístas com que o homem vem conduzindo esse processo sem se preocupar com medidas sócio sustentáveis.”
O último capítulo de “Boniteza de um sonho aprender e ensinar com sentido”,  Ser Professor, ser educador ”, Gadotti nos remete a um fato importante, o de que ser professor é muito mais do que dar aula, é também aprender com os próprios alunos.
Acrescenta que as escolas precisam passar a ver o aluno como uma pessoa que irá mudar o mundo, assim permitindo que se expresse livremente expondo suas novas ideias, tornando-se pro-ativo e futuramente um grande profissional.
Reafirma outra vez a importância do educador estar sempre afinado com os novos conhecimentos, ensinando cada aluno, de acordo com as dificuldades que apresente, mantendo-os sempre interessados, com atividades nas quais possam interagir, tornar assim os seus conhecimentos indispensáveis.
“A intenção da profissão de educador é justamente juntar pessoas, para conquistar e chegar a um objetivo. Vale dizer que quem almeja educar, deve saber qual é o seu verdadeiro papel, com isso seremos capazes de construir uma realidade melhor e uma educação de qualidade”, conclui Moacir Gadotti.
O livro de Moacir Gadotti não deve faltar na biblioteca de quem é ou quer se tornar educador. Em suas páginas o autor nos mostra os caminhos que devemos percorrer e os desafios que a profissão nos apresenta.

Ao mesmo tempo mostra que os educadores são extremamente importante, pois ajudam na construção do conhecimento e contribuem para a formação moral e intelectual  das  pessoas.

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