Pedagogia –
Licenciatura
Língua Portuguesa I
Professora: Dandra
Luciana Sippt
Acadêmica: Katia
Molina Sodré
Semestre/ano: 1º/2014
O
tema “A leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental; a pratica
docente a partir da voz dos alunos” foi divulgado pela professora Elvira
Cristina Martins Tossoni , do programa de pós-graduação da PUC – Campinas, São
Paulo, Brasil, , que apresentou o artigo tratando das praticas escolares de
leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
Dentro
das observações nas classes de 1º ao 5º ano, buscou identificar as atividades
de leitura e escrita propostas pelos professores, com o intuito de apresentar
que tipo de situação do uso de linguagem são mais frequentes em sala de aula.
O
presente artigo tem por objetivo contribuir para discussões sobre as praticas escolares
de alfabetização, trazendo para o cenário a voz dos alunos. Apresentam-se os
resultados de duas pesquisas (TOSSONI;2001), realizada na cidade de Campinas –
SP. A primeira pesquisa buscou identificar as atividades pedagógicas de escrita
e de leitura mais frequentemente proposta nas classes iniciais. A segunda,
partindo de roteiro baseado nas informações de pesquisa anterior, realizou-se
entrevistas individuais com parte dos alunos de cada uma das classes iniciais.
O
ensino da leitura e escrita na escola foram apontados para as necessidades urgentes de mudanças na
concepção que se tinha até então de escrita, de leitura e de aprendizagem de
ambas.
[...]
alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao
contrário: O ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e
escrever no contexto das praticas sociais da leitura e da escrita, de modo que
o individuo se tornasse ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado[...]
(SOARES,2003,p. 371)
Os
alunos entrevistados se expressaram a reconhecer que aprender a ler e escrever
é algo fundamentalmente importante para a vida de cada um e que possibilita
aprender sobre as coisas que os cercam, bem como ser valorizado pelas pessoas
em razão de tal saber.
Desde
cedo as crianças reconhecem que saber ler e escreverá a partir de acesso aos
saberes acumulados, histórico e socialmente pela humanidade, o valor da leitura
e da escrita se mostrou na forma com que valorizavam as atividades em geral.
O
papel dos professores na formação do leitor, salientamos que a relação das
crianças com o contexto depende fundamentalmente na mediação do adulto. Na
realidade, a mediação pedagógica é imprescindível para a aprendizagem tanto da
leitura e escrita.
Esse
artigo tem com objeto a questão da importância a leitura na formação de alunos
conscientes e críticos, para que os
mesmos possam fazer do ato de ler uma condição essencial para viver em sua
cidadania. Esta pesquisa buscou por meio de análise compreender o processo do
ensino e do hábito de leitura no ensino fundamental.
Particularmente
recomendo esta obra a acadêmicos, professores e pais interessados no universo
da leitura e escrita das crianças, pois a leitura agradável, de fácil
compreensão e altamente educativa e relevante.
A leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental; a pratica docente a partir da voz dos alunos. Autor: Elvira Cristina Martins Tossoni, ano da publicação 2012. Editora Eccos, Revista Cientifica. Número da página p.p 191-209
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