sábado, 26 de julho de 2014

A leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental; a pratica docente a partir da voz dos alunos

Pedagogia – Licenciatura
Língua Portuguesa I
Professora: Dandra Luciana Sippt
Acadêmica: Katia Molina Sodré
Semestre/ano: 1º/2014



O tema “A leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental; a pratica docente a partir da voz dos alunos” foi divulgado pela professora Elvira Cristina Martins Tossoni , do programa de pós-graduação da PUC – Campinas, São Paulo, Brasil, , que apresentou o artigo tratando das praticas escolares de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
Dentro das observações nas classes de 1º ao 5º ano, buscou identificar as atividades de leitura e escrita propostas pelos professores, com o intuito de apresentar que tipo de situação do uso de linguagem são mais frequentes em sala de aula.
O presente artigo tem por objetivo contribuir para discussões sobre as praticas escolares de alfabetização, trazendo para o cenário a voz dos alunos. Apresentam-se os resultados de duas pesquisas (TOSSONI;2001), realizada na cidade de Campinas – SP. A primeira pesquisa buscou identificar as atividades pedagógicas de escrita e de leitura mais frequentemente proposta nas classes iniciais. A segunda, partindo de roteiro baseado nas informações de pesquisa anterior, realizou-se entrevistas individuais com parte dos alunos de cada uma das classes iniciais.
O ensino da leitura e escrita na escola foram apontados  para as necessidades urgentes de mudanças na concepção que se tinha até então de escrita, de leitura e de aprendizagem de ambas.
[...] alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: O ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das praticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o individuo se tornasse ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado[...] (SOARES,2003,p. 371)

Os alunos entrevistados se expressaram a reconhecer que aprender a ler e escrever é algo fundamentalmente importante para a vida de cada um e que possibilita aprender sobre as coisas que os cercam, bem como ser valorizado pelas pessoas em razão de tal saber.
Desde cedo as crianças reconhecem que saber ler e escreverá a partir de acesso aos saberes acumulados, histórico e socialmente pela humanidade, o valor da leitura e da escrita se mostrou na forma com que valorizavam as atividades em geral.
O papel dos professores na formação do leitor, salientamos que a relação das crianças com o contexto depende fundamentalmente na mediação do adulto. Na realidade, a mediação pedagógica é imprescindível para a aprendizagem tanto da leitura e escrita.
Esse artigo tem com objeto a questão da importância a leitura na formação de alunos conscientes e críticos,  para que os mesmos possam fazer do ato de ler uma condição essencial para viver em sua cidadania. Esta pesquisa buscou por meio de análise compreender o processo do ensino e do hábito de leitura no ensino fundamental.

Particularmente recomendo esta obra a acadêmicos, professores e pais interessados no universo da leitura e escrita das crianças, pois a leitura agradável, de fácil compreensão e altamente educativa e relevante.

A leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental; a pratica docente a partir da voz dos alunos. Autor: Elvira Cristina Martins Tossoni, ano da publicação 2012. Editora Eccos, Revista Cientifica. Número da página p.p 191-209

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