sábado, 26 de julho de 2014

Educação infantil e arte:Sentidos e práticas possíveis

            Universidade do Estado do Rio Grande do Sul
         Campus regional IV – Unidade São Luiz Gonzaga
      Curso: Pedagogia – Disciplina: Língua Portuguesa I
                     Professora Dranda Luciane Sippert

Daniele Cristina S. Oliveira Sá




No artigo científico  “Educação infantil e arte:Sentidos e práticas possíveis”  de Luciana Esmeralda Ostetto traz reflexões sobre possibilidades da arte na educação infantil, o papel que o professor desempenha dentro de sala de aula e de que forma este pode ajudar os alunos a se expressarem, logo seu público-alvo seria estudantes e profissionais da área de educação, para que estes repensem suas práticas e construam novas percepções sobre o ensino da arte.
 Ao longo de seu trabalho Luciana cita alguns pensadores e autores como Carlos Drummond de Andrade quando este afirma que as crianças são poetas Ostetto diz” (...) Não é difícil concordar com sua afirmação, basta que passeamos alguns momentos perto de criança para atestar isso. Elas são novidadeiras, inventam  modas, criam mundos e fundos; brincam com tudo que está a sua volta, mexem,pegam, puxam,experimentam,montam e desmontam,acham graça das coisa, fantasiam, viajam na imaginação(...)”.
. A autora critica a forma que a arte é trabalhada em creches e pré- escolas, colocando exemplos de atividades ditas como arte, como simplesmente distribuir folhas, fazer “dancinhas” em datas comemorativas entre outras e questiona de que forma está se dando espaço ao ser poético. Ela também apresenta as ideias de Anna Marie Holm que diz que arte engloba várias coisas , ela não ocorre de forma isolada, onde o adulto co-participa e não deve controlar.Ostetto destaca vários pontos que justificam a presença da arte na educação infantil, e diz que o professor deve ser um interlocutor deve dar suporte às crianças em sua criação, encorajá-las à experimentar.
 No também artigo é dado ênfase ao desenho infantil, este que segundo ela é abandonado ao longo da vida, este que deve ser compreendido pelo educador como um processo de criação e muitas vezes os adultos silenciam este processo e finaliza o artigo, colocando sua visão de como o educador deve mediar essas aventuras poéticas” e este deve primeiramente resgatar o seu ser poético que um dia também foram reprimidos.
Acredito que este artigo tenha uma importância significativa no campo da educação , pois aborda uma temática que precisa de um olhar diferenciado, com isso acho válida leitura do mesmo, tem uma linguagem de fácil compreensão,  e é uma leitura prazerosa.

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