Universidade do Estado
do Rio Grande do Sul
Campus regional IV – Unidade São Luiz Gonzaga
Curso: Pedagogia –
Disciplina: Língua Portuguesa I
Professora Dranda Luciane Sippert
Daniele
Cristina S. Oliveira Sá
No artigo científico “Educação infantil e arte:Sentidos e práticas
possíveis” de Luciana Esmeralda Ostetto
traz reflexões sobre possibilidades da arte na educação infantil, o papel que o
professor desempenha dentro de sala de aula e de que forma este pode ajudar os
alunos a se expressarem, logo seu público-alvo seria estudantes e profissionais
da área de educação, para que estes repensem suas práticas e construam novas
percepções sobre o ensino da arte.
Ao longo de seu trabalho Luciana cita alguns
pensadores e autores como Carlos Drummond de Andrade quando este afirma que as
crianças são poetas Ostetto diz” (...) Não é difícil concordar com sua
afirmação, basta que passeamos alguns momentos perto de criança para atestar
isso. Elas são novidadeiras, inventam
modas, criam mundos e fundos; brincam com tudo que está a sua volta,
mexem,pegam, puxam,experimentam,montam e desmontam,acham graça das coisa,
fantasiam, viajam na imaginação(...)”.
. A autora critica a forma que a arte
é trabalhada em creches e pré- escolas, colocando exemplos de atividades ditas
como arte, como simplesmente distribuir folhas, fazer “dancinhas” em datas
comemorativas entre outras e questiona de que forma está se dando espaço ao ser
poético. Ela também apresenta as ideias de Anna Marie Holm que diz que arte engloba
várias coisas , ela não ocorre de forma isolada, onde o adulto co-participa e
não deve controlar.Ostetto destaca vários pontos que justificam a presença da
arte na educação infantil, e diz que o professor deve ser um interlocutor deve
dar suporte às crianças em sua criação, encorajá-las à experimentar.
No também artigo é dado ênfase ao desenho
infantil, este que segundo ela é abandonado ao longo da vida, este que deve ser
compreendido pelo educador como um processo de criação e muitas vezes os adultos
silenciam este processo e finaliza o artigo, colocando sua visão de como o
educador deve mediar essas aventuras poéticas” e este deve primeiramente
resgatar o seu ser poético que um dia também foram reprimidos.
Acredito que este artigo tenha uma
importância significativa no campo da educação , pois aborda uma temática que
precisa de um olhar diferenciado, com isso acho válida leitura do mesmo, tem
uma linguagem de fácil compreensão, e é
uma leitura prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário