UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO
GRANDE DO SUL-UERGS
CURSO DE
PEDAGOGIA-LICENCIATURA
DISCIPLINA: LINGUA
PORTUGUESA I
PROFESSORA: DRANDA. LUCIANE
SIPPERT
ACADÊMICO: EVERTON SPIES
MARTINS
SEMESTRE/ANO1/2014
AUTOR: ELVIRA CRISTINA
MARTINS TASSONI
ANO DA PUBLICAÇÃO: 2012
EDITORA: ECCOS REVISTA
CIENTÍFICA
NÚMERO DE PÁGINAS: 18
Elvira
Cristina Martins Tassoni, produz um artigo, cuja ênfase
está na leitura e na escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática
docente a partir da voz dos alunos, enfocando em sua obra principalmente, a
importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino
Fundamental.Diante das pesquisas realizadas nos anos inicias,ela conclui que é
muito importante o ensino da leitura e
da escrita, para que o aluno possa realizar um texto, mas primeiramente é
importante que os alunos estejam alfabetizados para que executem estes textos
com mais coerência e coesão.
No
artigo, “O ensino da leitura e escrita na escola”, Martins Tassoni, discute uma
reflexão sobre as dificuldades dos alunos no que diz respeito a prática da
leitura e escrita, cujo objetivo é conscientizar os educadores sobre sua prática
de ensino e incentivar a adotarem uma metodologia centrada em uma abordagem que
não leve em consideração só o seu conhecimento, mas o conhecimento de mundo do
próprio aluno.
O
aprendizado da leitura e a escrita durante muito tempo foi tido como um
processo que ocorria somente nas escolas. Mas depois de certo tempo foi
constatado que aprender a ler e escrever começa desde o incentivo dos pais dos
alunos para que seus filhos aprendam, até que este incentivo chegue nas
escolas.
No
terceiro tema do artigo, O ensino da leitura e da escrita na sala de aula, a
autora observa que é por meio da leitura e da escrita, que o aluno satisfaz
suas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação
ao mundo, advinda das diferentes mensagens e indagações que a leitura e a
escrita oferecem. A criança que tem o hábito da leitura desenvolve o senso crítico
e melhora a escrita. Para tanto, deve-se incentivar os alunos que a leitura é
algo bom, natural, fácil e prazeroso e que não exige esforços, nem dificuldades.
Sabe-se
que através de estudos que um professor só poderá formar bons leitores, se ele
próprio for um leitor competente. O aluno será um bom leitor se ver a leitura
com prazer. Assim, a leitura poderá ser um habito saudável, capaz de formar
cidadãos conscientes, competentes, com sensibilidade e imaginação.
No
capitulo quatro, O ensino da leitura e da escrita a luz da opinião dos alunos,
a autora observou que desde cedo as crianças reconhecem que saber ler e
escrever é a porta de acesso aos saberes acumulados histórica e socialmente
pela humanidade. É a partir da leitura de mundo que o aluno pode compreender a
realidade em que ele esta inserido e chegar a importantes conclusões sobre o
seu mundo e os aspectos que o compõem. A habilidade de leitura e essencial e da
suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento, podendo o aluno
decodificar, compreender, interpretar e reter a escrita através da leitura.
A
obra é concluída, analisando a língua nas suas modalidades oral e escrita nas
séries iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, os alunos devem entrar em
contato com práticas de linguagem escolares, ampliando seu conhecimento com o
domínio dos mais diversos gêneros textuais.
O artigo relatado tem seu enfoque,
voltado principalmente para a área da educação, e também diversos complementos
que podem ajudar a entender a opinião dos alunos. Ele pode ser de suma
importância sua leitura para pessoas que trabalham na área da educação, mas
também para os próprios alunos, seus pais, etc.
MARTINS TASSONI, Elvira Cristina. A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental:a prática docente a partir da voz dos alunos. Eccos Revista Científica, São Paulo, nº27, Janeiro-Abril, 2012, p.191-209
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