quarta-feira, 23 de julho de 2014

A LEITURA E A ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DA VOZ DOS ALUNOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL-UERGS
CURSO DE PEDAGOGIA-LICENCIATURA
DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA I
PROFESSORA: DRANDA. LUCIANE SIPPERT
ACADÊMICO: EVERTON SPIES MARTINS
SEMESTRE/ANO1/2014
AUTOR: ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI
ANO DA PUBLICAÇÃO: 2012
EDITORA: ECCOS REVISTA CIENTÍFICA
NÚMERO DE PÁGINAS: 18





Elvira Cristina Martins Tassoni, produz um artigo, cuja ênfase está na leitura e na escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos, enfocando em sua obra principalmente, a importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Diante das pesquisas realizadas nos anos inicias,ela conclui que é muito importante o ensino  da leitura e da escrita, para que o aluno possa realizar um texto, mas primeiramente é importante que os alunos estejam alfabetizados para que executem estes textos com mais coerência e coesão.
No artigo, “O ensino da leitura e escrita na escola”, Martins Tassoni, discute uma reflexão sobre as dificuldades dos alunos no que diz respeito a prática da leitura e escrita, cujo objetivo é conscientizar os educadores sobre sua prática de ensino e incentivar a adotarem uma metodologia centrada em uma abordagem que não leve em consideração só o seu conhecimento, mas o conhecimento de mundo do próprio aluno.
O aprendizado da leitura e a escrita durante muito tempo foi tido como um processo que ocorria somente nas escolas. Mas depois de certo tempo foi constatado que aprender a ler e escrever começa desde o incentivo dos pais dos alunos para que seus filhos aprendam, até que este incentivo chegue nas escolas.
No terceiro tema do artigo, O ensino da leitura e da escrita na sala de aula, a autora observa que é por meio da leitura e da escrita, que o aluno satisfaz suas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo, advinda das diferentes mensagens e indagações que a leitura e a escrita oferecem. A criança que tem o hábito da leitura desenvolve o senso crítico e melhora a escrita. Para tanto, deve-se incentivar os alunos que a leitura é algo bom, natural, fácil e prazeroso e que não exige esforços, nem dificuldades.
Sabe-se que através de estudos que um professor só poderá formar bons leitores, se ele próprio for um leitor competente. O aluno será um bom leitor se ver a leitura com prazer. Assim, a leitura poderá ser um habito saudável, capaz de formar cidadãos conscientes, competentes, com sensibilidade e imaginação.
No capitulo quatro, O ensino da leitura e da escrita a luz da opinião dos alunos, a autora observou que desde cedo as crianças reconhecem que saber ler e escrever é a porta de acesso aos saberes acumulados histórica e socialmente pela humanidade. É a partir da leitura de mundo que o aluno pode compreender a realidade em que ele esta inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e os aspectos que o compõem. A habilidade de leitura e essencial e da suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento, podendo o aluno decodificar, compreender, interpretar e reter a escrita através da leitura.
A obra é concluída, analisando a língua nas suas modalidades oral e escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, os alunos devem entrar em contato com práticas de linguagem escolares, ampliando seu conhecimento com o domínio dos mais diversos gêneros textuais.
            O artigo relatado tem seu enfoque, voltado principalmente para a área da educação, e também diversos complementos que podem ajudar a entender a opinião dos alunos. Ele pode ser de suma importância sua leitura para pessoas que trabalham na área da educação, mas também para os próprios alunos, seus pais, etc.



 MARTINS TASSONI, Elvira Cristina. A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental:a prática docente a partir da voz dos alunos. Eccos Revista Científica, São Paulo, nº27, Janeiro-Abril, 2012, p.191-209

Nenhum comentário:

Postar um comentário