sábado, 26 de julho de 2014

A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Universidade Estadual do Rio grande do Sul
Curso: Pedagogia-Licenciatura
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Dranda. Luciane Sippert
Acadêmico: Daiane Alves Robalo
Semestre: 1/2014

Autor: Elviria Cristina Martins Tassoni
Ano de publicação: 2012
Editora: EccoS (Revista cientifica)
Número de páginas: 19

  


                 A obra “A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, produzida por Martins Tassoni, foi publicada na “Eccos Revista Cientifica de número 27, no ano de 2012, na cidade de São Paulo. Nessa obra a autora destaca que as contribuições linguísticas, nas formas de compreender as relações de linguagens oral e escrita, cada pessoa tem sua forma de compreender as relações de linguagens tanto oral como escrita de forma diferente.As pessoas muitas vezes compreendem a linguagem como uma atividade simbólica que estão aprendendo conforme cada um como a relação com as pessoas.
Os estudos apresentados na obra não destacam apenas os conjuntos de práticas sociais que está envolvendo a escrita e a leitura, os impactos que são produzidos por um determinado sujeito que faz individualmente com um grupo tanto de sociedade para a função de terem a oportunidade de participar dessas práticas.
Essas produções de conhecimento sobre os tipos de linguagem e o seu modo de funcionamento nas sociedades tem ajudado nas escolas de maneiras diferentes, cada um trabalha de um jeito determinado para que consigam ter o entendimento.
A alfabetização ela se trata da ação de ensinar e aprender a norma alfabética e da ortografia da escrita. Já o letramento quer o resultado da ação de ensinar a ler e escrever, a condição de um indivíduo com sua consequência de ter se apropriado da escrita.
As atividades realizadas no 1° e 2° ano teve-se como seu objetivo principal os aspectos do sistema alfabético, a palavra como um só ela tinha transparência por suas mudanças fônicas.  
A leitura em si tinha seu próprio horário, era organizada de forma que cada aluno teria a oportunidade de ler após todos fazer a leitura de determinado assunto, teriam a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o conteúdo, respondendo as questões de interpretação.
Quando era comentado sobre as consequências sobre as convivências na sala de aula, que está sempre envolvendo a leitura e a escrita, tem a possibilidade de ter o nosso conhecimento dos pontos de vista de cada aluno no universo infantil.
Vamos valorizar as atividades que contribuem pouco para o entendimento de como funciona a escrita alfabética, pois trabalham sem discutir, e sem ter sua própria reflexão entre o modo de uso e suas formas.
A legibilidade da letra do ser humano é um fato muito importante para que as outras pessoas possas ter seu próprio entendimento.
Alguns alunos destacam que é melhor pensar do que copiar, porque o modo de entender o funcionamento da linguagem tem a prioridade.
As atividades que os professores realizam com seus alunos discursivas orais dão o seu significado para um texto escrito, e baseando-nos no papel do professor que é responsável pela comunicação entre os falantes.
No início dos anos iniciais do ensino fundamental está demonstrando, que na maioria das vezes, a leitura está sendo reduzida ao material didático e está sendo reduzida ao material didático e está sendo utilizada para treino, ou seja, leitura em voz alta, muitas vezes a clareza, de determinado assunto é para que isso é necessário o aluno se preparar.
A pratica pedagógica está sendo considerada as práticas de leitura e a escrita como um processo de interação, com o objetivo de que cada aluno tenha oportunidade de interagir com sua opinião o modo de pensar, escrever, falar onde o professor ficara responsável em ajudar na comunicação de todo tipo de produção realizada.
Enfim, para finalizar, os alunos esperam por professores leitores, que os façam a cada dia melhorar a sua escrita, seu modo de leitura, que faça cada um se sentir envolvido na cultura letrada.

Este artigo recomenda-se para pedagogos ou pessoas interessadas como introduzir a leitura nos anos iniciais proporcionando conhecimento desde cedo as crianças, fazendo com que elas tenham mais interesses em descobrir esse maravilhosos mundo da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário