Universidade
Estadual do Rio grande do Sul
Curso:
Pedagogia-Licenciatura
Disciplina:
Língua Portuguesa
Professora:
Dranda. Luciane Sippert
Acadêmico:
Daiane Alves Robalo
Semestre:
1/2014
Autor:
Elviria Cristina Martins Tassoni
Ano
de publicação: 2012
Editora:
EccoS (Revista cientifica)
Número
de páginas: 19
Os
estudos apresentados na obra não destacam apenas os conjuntos de práticas
sociais que está envolvendo a escrita e a leitura, os impactos que são
produzidos por um determinado sujeito que faz individualmente com um grupo
tanto de sociedade para a função de terem a oportunidade de participar dessas
práticas.
Essas
produções de conhecimento sobre os tipos de linguagem e o seu modo de
funcionamento nas sociedades tem ajudado nas escolas de maneiras diferentes,
cada um trabalha de um jeito determinado para que consigam ter o entendimento.
A
alfabetização ela se trata da ação de ensinar e aprender a norma alfabética e
da ortografia da escrita. Já o letramento quer o resultado da ação de ensinar a
ler e escrever, a condição de um indivíduo com sua consequência de ter se
apropriado da escrita.
As
atividades realizadas no 1° e 2° ano teve-se como seu objetivo principal os
aspectos do sistema alfabético, a palavra como um só ela tinha transparência
por suas mudanças fônicas.
A
leitura em si tinha seu próprio horário, era organizada de forma que cada aluno
teria a oportunidade de ler após todos fazer a leitura de determinado assunto,
teriam a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o conteúdo, respondendo as
questões de interpretação.
Quando
era comentado sobre as consequências sobre as convivências na sala de aula, que
está sempre envolvendo a leitura e a escrita, tem a possibilidade de ter o
nosso conhecimento dos pontos de vista de cada aluno no universo infantil.
Vamos
valorizar as atividades que contribuem pouco para o entendimento de como
funciona a escrita alfabética, pois trabalham sem discutir, e sem ter sua
própria reflexão entre o modo de uso e suas formas.
A
legibilidade da letra do ser humano é um fato muito importante para que as
outras pessoas possas ter seu próprio entendimento.
Alguns
alunos destacam que é melhor pensar do que copiar, porque o modo de entender o
funcionamento da linguagem tem a prioridade.
As
atividades que os professores realizam com seus alunos discursivas orais dão o
seu significado para um texto escrito, e baseando-nos no papel do professor que
é responsável pela comunicação entre os falantes.
No
início dos anos iniciais do ensino fundamental está demonstrando, que na
maioria das vezes, a leitura está sendo reduzida ao material didático e está
sendo reduzida ao material didático e está sendo utilizada para treino, ou
seja, leitura em voz alta, muitas vezes a clareza, de determinado assunto é
para que isso é necessário o aluno se preparar.
A
pratica pedagógica está sendo considerada as práticas de leitura e a escrita
como um processo de interação, com o objetivo de que cada aluno tenha
oportunidade de interagir com sua opinião o modo de pensar, escrever, falar
onde o professor ficara responsável em ajudar na comunicação de todo tipo de
produção realizada.
Enfim,
para finalizar, os alunos esperam por professores leitores, que os façam a cada
dia melhorar a sua escrita, seu modo de leitura, que faça cada um se sentir
envolvido na cultura letrada.
Este
artigo recomenda-se para pedagogos ou pessoas interessadas como introduzir a
leitura nos anos iniciais proporcionando conhecimento desde cedo as crianças,
fazendo com que elas tenham mais interesses em descobrir esse maravilhosos
mundo da leitura.
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