sábado, 26 de julho de 2014

As Concepções das Crianças a Respeito do Sistema da Escrita

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
CAMPUS REGIONAL IV SÃO LUIZ GONZAGA-RS
LÍNGUA PORTUGUESA I

PROFESSORA: DRANDA. LUCIANE SIPPERT
ACADÊMICA: CHARLIZE RODRIGUES DE OLIVEIRA
ANO: 1/ 2014

OBRA RESENHADA: REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO
AUTOR: EMÍLIA FERREIRO
ANO PUBLICAÇÃO: 2001
EDITORA: CORTEZ
Nº DE PÁGINAS: 104

As Concepções das Crianças a Respeito do Sistema da Escrita
No livro Reflexões sobre Alfabetização, a autora nos oferece ideias de repensar a prática escolar da alfabetização, são reflexões sobre os resultados de suas pesquisas científicas.
Tem como público alvo, não só os professores, mas também apaixonados por alfabetização. Esta obra foi escrita por: FERREIRO, Emilia. REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO. Traduzido por Horácio Gonzales (et. al.), está na sua 24ª. Edição, publicada em São Paulo, pela Editora Cortez, no ano de 2001, com 104 p.
Emília Ferreiro é Doutora pela Universidade de Genebra, teve como orientadora uma colaboradora de Jean Piaget. Suas pesquisas sobre alfabetização foram realizadas principalmente na Argentina, onde nasceu, atualmente é professora titular no centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional.
Esta obra, traz um novo tipo de pesquisa para a pedagogia, na qual compreensão do papel de cada um dos envolvidos no processo educativo e de aprendizagem muda radicalmente, pois suas ideias, quando levadas em prática, produzem mudanças profundas na natureza do poder pedagógico e na própria estrutura do analfabetismo.
O processo de alfabetização não é apenas um processo mecânico, a criança constrói seu sistema interpretativo, ela pensa e é capaz de raciocinar, ela também inventa para poder compreender a escrita. A criança tem sua própria forma de interagir com a escrita, pois para ela um simples rabisco pode ser um mundo imaginário, m sua concepção. Para Emília, a psicogênese da língua escrita aborda- se pela nova p espaço para a pesquisa em pedagogia e alfabetização. 
O texto instiga o educador e dá subsídios para que ele questione sua prática e revitalize o modo de compreender o ensino da linguagem no mundo que nos rodeia.
Esta obra tornasse muito importante para amantes da alfabetização, pois ela, nos mostra de forma clara a nova visão que devemos ter sobre a alfabetização. Já que, a alfabetização inicial é considerada a relação entre o método e o estado da criança, os dois polos do processo de aprendizagem, quem ensina e quem aprende.    
                 

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