UNIVERSIDADE
ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
CAMPUS
REGIONAL IV SÃO LUIZ GONZAGA-RS
LÍNGUA
PORTUGUESA I
PROFESSORA:
DRANDA. LUCIANE SIPPERT
ACADÊMICA:
CHARLIZE RODRIGUES DE OLIVEIRA
ANO: 1/ 2014
OBRA RESENHADA: REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO
AUTOR: EMÍLIA FERREIRO
ANO PUBLICAÇÃO: 2001
EDITORA: CORTEZ
Nº DE PÁGINAS: 104
As Concepções das Crianças a Respeito do Sistema da
Escrita
No livro Reflexões sobre Alfabetização, a autora nos oferece ideias de
repensar a prática escolar da alfabetização, são reflexões sobre os resultados
de suas pesquisas científicas.
Tem como público alvo, não só os professores, mas também apaixonados por
alfabetização. Esta obra foi escrita por: FERREIRO, Emilia. REFLEXÕES SOBRE
ALFABETIZAÇÃO. Traduzido por Horácio Gonzales (et. al.), está na sua 24ª. Edição,
publicada em São Paulo, pela Editora Cortez, no ano de 2001, com 104 p.
Emília Ferreiro é Doutora pela Universidade de Genebra, teve como
orientadora uma colaboradora de Jean Piaget. Suas pesquisas sobre alfabetização
foram realizadas principalmente na Argentina, onde nasceu, atualmente é
professora titular no centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto
Politécnico Nacional.
Esta obra, traz um novo tipo de pesquisa para a pedagogia, na qual compreensão
do papel de cada um dos envolvidos no processo educativo e de aprendizagem muda
radicalmente, pois suas ideias, quando levadas em prática, produzem mudanças profundas
na natureza do poder pedagógico e na própria estrutura do analfabetismo.
O processo de alfabetização não é apenas um processo mecânico, a criança
constrói seu sistema interpretativo, ela pensa e é capaz de raciocinar, ela
também inventa para poder compreender a escrita. A criança tem sua própria
forma de interagir com a escrita, pois para ela um simples rabisco pode ser um
mundo imaginário, m sua concepção. Para Emília, a psicogênese da língua escrita
aborda- se pela nova p espaço para a pesquisa em pedagogia e alfabetização.
O texto instiga o educador e dá subsídios para que ele questione sua prática
e revitalize o modo de compreender o ensino da linguagem no mundo que nos
rodeia.
Esta obra tornasse muito importante para amantes da alfabetização, pois
ela, nos mostra de forma clara a nova visão que devemos ter sobre a alfabetização.
Já que, a alfabetização inicial é considerada a relação entre o método e o
estado da criança, os dois polos do processo de aprendizagem, quem ensina e
quem aprende.
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