Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Curso de Pedagogia – Licenciatura
Disciplina: Língua Portuguesa l
Professora: Dranda Luciane Sippert
Acadêmica: Vanessa Silveira Lopes
Semestre/Ano: 1/2014
Autor: Cleusa Aparecida Fagundes Vaz e Helenice Maria Tavares
Ano da Publicação: 2011
Editora: Revista da Católica2
Nº de Páginas: 13
O artigo organizado pela Professora e
Orientadora do curso Especialização em Psicomotricidade pela Faculdade Católica
de Uberlândia, Helenice Maria Tavares e pela aluna do mesmo curso Cleusa
Aparecida Fagundes Vaz, apresenta um estudo sobre a Importância da Linguagem
Corporal na Educação Infantil, publicado no ano de 2011. Esse artigo se
direciona aos professores de Educação Infantil que buscam conhecer caminhos que
possibilitem a exploração das diversas formas de
comunicação corporal das crianças, sem deixar de lado a individualidade,
história e cultura de cada um.
As autoras expressam um dos grandes problemas
encontrados hoje pelos profissionais que atuam na Educação Infantil, de como
lidar com a diversidade desse mundo, as crianças estão chegando com
inquietações, problemas de ordem emocional, afetivo e uma capacidade intensa de
busca e vontade de explorar tudo que está a sua volta.
Baseadas nisso, partiram em uma busca
bibliográfica muito rica como Claudia Gil Rickebusch, Gisele Girardi, Vital Didonet,
Alexandre Moraes de Mello, A. de Meur e outros, verificando a importância de
ver a criança como um conjunto: corpo-mente e afetivo no processo de ensino
sistematizado especialmente na Educação Infantil.
Enfim, o artigo é enriquecedor para os
professores de Educação Infantil que desejam contemplar a expressão corporal
como princípio norteador das atividades didático-pedagógicas, sendo que a
linguagem corporal é elemento mediador da aprendizagem e desenvolvimento
humano. A educação pela expressão é parte fundamental desse processo
especialmente na Educação Infantil.
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