sábado, 26 de julho de 2014

A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: A prática docente a partir da voz dos alunos

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Curso Pedagogia - Licenciatura
Disciplina: Língua Portuguesa I
Professora: Dranda. Luciane Sippert
Acadêmica: Silvana Legal dos Santos
Semestre/Ano: 1/2014
Título do artigo resenhado: A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: A prática docente a partir da voz dos alunos.
Autora: Elvira Cristina Martins Tassoni
Ano da publicação: 2012
Editora: Eccos Revista Científica
Nº de Páginas: pp. 191-209
  

O importante artigo escrito por Elvira Cristina Martins Tassoni, publicado na revista Eccos Revista Científica que tem como título “A leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: A prática docente a partir da voz dos alunos” traz a interessante pesquisa realizada com alunos do 1º ao 5º ano de uma escola estadual de Campinas SP com o objetivo de explorar as práticas escolares de leitura e escrita nos anos iniciais.
A autora aborda a preocupação e as dificuldades enfrentadas pela escola no processo de ensinar os alunos a ler e escrever. Durante a pesquisa foram observadas as atividades que as professoras passam em sala de aula para os alunos como separação de sílabas, leitura do material didático, produção de textos, etc. Segundo Tassoni (2012) foi observada na pesquisa que a introdução de textos se dá apenas depois que os alunos são alfabetizados.
Um ponto muito importante e que chama a atenção é quando os alunos são entrevistados, eles se mostram muito interessados em aprender a escrever e ler corretamente, e veem isso como algo fundamental para a vida, para eles a professora é alguém que sabe e pode ensinar, dizem que gostam de ouvi-la ler mas, ela não faz muito isso, outro diz que gosta mais de pensar do que escrever, pois escrever “cansa a mão”.
A conclusão do artigo, entretanto, é que as atividades observadas em sala de aula mostram que há muito exercício repetitivo sem significado, e que os alunos estão disponíveis e abertos a novas atividades e a que os professores têm a ensinar. Com certeza este artigo é interessante para acadêmicos de pedagogia, pois assim eles conhecem a realidade da sala de aula e têm oportunidade de ver a opinião dos alunos e assim terem um bom desempenho na profissão.

Referências
MARTINS TASSONI, ELVIRA CRISTINA. A leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos. In: Eccos Revista Científica, São Paulo, n. 27, p. 191-209, jan./abril. 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário