Universidade Estadual do
Rio Grande do Sul
Curso Pedagogia -
Licenciatura
Disciplina: Língua
Portuguesa I
Professora: Dranda.
Luciane Sippert
Acadêmica: Silvana Legal
dos Santos
Semestre/Ano: 1/2014
Título do artigo
resenhado: A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: A
prática docente a partir da voz dos alunos.
Autora: Elvira Cristina
Martins Tassoni
Ano da publicação: 2012
Editora: Eccos Revista
Científica
Nº de Páginas: pp.
191-209
O
importante artigo escrito por Elvira Cristina Martins Tassoni, publicado na
revista Eccos Revista Científica que tem como título “A leitura nos anos
iniciais do Ensino Fundamental: A prática docente a partir da voz dos alunos”
traz a interessante pesquisa realizada com alunos do 1º ao 5º ano de uma escola
estadual de Campinas SP com o objetivo de explorar as práticas escolares de
leitura e escrita nos anos iniciais.
A
autora aborda a preocupação e as dificuldades enfrentadas pela escola no
processo de ensinar os alunos a ler e escrever. Durante a pesquisa foram
observadas as atividades que as professoras passam em sala de aula para os
alunos como separação de sílabas, leitura do material didático, produção de
textos, etc. Segundo Tassoni (2012) foi observada na pesquisa que a introdução
de textos se dá apenas depois que os alunos são alfabetizados.
Um
ponto muito importante e que chama a atenção é quando os alunos são
entrevistados, eles se mostram muito interessados em aprender a escrever e ler
corretamente, e veem isso como algo fundamental para a vida, para eles a
professora é alguém que sabe e pode ensinar, dizem que gostam de ouvi-la ler
mas, ela não faz muito isso, outro diz que gosta mais de pensar do que
escrever, pois escrever “cansa a mão”.
A
conclusão do artigo, entretanto, é que as atividades observadas em sala de aula
mostram que há muito exercício repetitivo sem significado, e que os alunos
estão disponíveis e abertos a novas atividades e a que os professores têm a
ensinar. Com certeza este artigo é interessante para acadêmicos de pedagogia,
pois assim eles conhecem a realidade da sala de aula e têm oportunidade de ver
a opinião dos alunos e assim terem um bom desempenho na profissão.
Referências
MARTINS
TASSONI, ELVIRA CRISTINA. A leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino
Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos. In: Eccos Revista Científica,
São Paulo, n. 27, p. 191-209, jan./abril. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário