CURSO DE PEDAGOGIA-LICENCIATURA
Disciplina: Língua Portuguesa I
Professora: Dranda. Luciane Sippert
Acadêmica: Bianca Tainá de Souza Monteiro
Semestre/Ano: 1/2014
Autor (es):Elvira Cristina Martins Tossoni
Ano da Publicação:2012
Editora: Eccos Revista Científica
Número de páginas:22
O artigo Cientifico escrito por Elvira Cristina Martins Tossoni, publicado em 2012 na revista cientifica Eccos, contendo 22 páginas, tendo como título: A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: A prática docente a partir da voz dos alunos. Teve como objetivo nos mostrar de como é feita, e o que os alunos acham de como estão aprendendo a leitura e a escritas nos primeiros anos.
É dividido em 5 seções, a 1ª seção tem como título: A introdução; aborda o assunto de que as escolas estão enfrentando dificuldades para ensinar os alunos a ler, mostra que o objetivo do artigo discussões sobre as práticas escolares de alfabetização, apresenta toda a introdução do artigo, o que eles vão citar no respectivo artigo até o final. Mostra pesquisar feitas em escolas estaduais de Campinas, que ao longo do artigo serão mostradas com clareza.
A 2ª seção tem como título: o ensino da leitura e a escrita na escola; aborda o assunto o que faz uma criança começar a se alfabetizar, o que elas pensam, também aborda que as escolas precisam com urgência mudar o seu modo de ensinar as crianças a se alfabetizar, fazer coisas novas e diferentes, para eles aprenderem com amor, carinho e dedicação, não por obrigação.
A 3ª seção tem como título: o ensino da leitura e da escrita na sala de aula; aborda o assunto de como os alunos agiam na sala de aula na parte da leitura e da escrita, como os professores faziam para ensina-los, as professoras tiveram que mudar seu jeito de lidar com os alunos nas leituras, pois do modo que elas estavam de somente elas ler e ler não estava dando certo, elas tiveram que fazer os alunos a ler, cada aluno lia um pouco do texto, assim na prática eles iriam conseguir mais facilmente e iriam aprender de verdade, pois é a prática que nos leva a aprender.
A 4ª seção tem como título: o ensino da leitura e da escrita à luz da opinião dos alunos; aborda o assunto de uma pesquisa com os alunos, queriam saber o que eles achavam de aprender ler e escrever, ouviram 37 alunos cursando do 1° ao 5° ano, com a pesquisa elas viram que os alunos querem sim aprender a ler e a escrever, eles valorizam a leitura e a escrita, mas se não mudarmos o modo de aprendizagem, tirando aquelas regrinhas de antigamente, eles não vão conseguir. O que as crianças mais querem é aprender a ler, pois elas precisam para poderem se socializar em nosso mundo. Eles até citam que precisam todos melhorarem as letras para a professora intender, e colocam isso como a comunicação, pois se a professora não intender eles iriam ficar como uma falta de comunicação.
Seção 5ª tem como título: Considerações Finais; aborda o assunto de que os alunos ficam com muita expectativa de ler e escrever e acabam fazendo todas as atividades, para conseguir ler e escrever, pois é uma satisfação enorme eles conseguirem ler uma placa, conseguir se comunicar em redes sócias, por isso o interesse enorme de aprender a ler e a escrever. E todos tem essa vontade, mas apenas alguns conseguem alcançar pelo modo que o professor passa a eles.
Este artigo é muito bom e interessante nos mostra com clareza o que as crianças acham, do aprender a ler e ao escrever.
Seria muito importante que os professores estagiários o lessem ele, para conseguir entender melhor os alunos, saber o que passa na cabecinha de cada um deles nos anos iniciais, pois no artigo na seção 4, mostra alguns depoimentos de como eles pensam, sobre este respectivo assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário