Pedagogia-Licenciatura
Professora:
Luciane Sippert
Acadêmica:
Bárbara Escobar Dos Reis
O
referente artigo sobre A Leitura e a Escrita Nos Anos Iniciais Do Ensino
Fundamental: A Prática Docente A Partir da Voz Dos Alunos foi publicado no ano
de 2012 pela Eccos revista científica a autora é Elvira Cristina Martins
Tassoni, graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de
Campinas (1983), mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de
Campinas (2000 e 2008, respectivamente). Atualmente é professora do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi
professora da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e
coordenadora pedagógica dos respectivos níveis de ensino. Realiza estudos na
área da Psicologia Educacional e Formação de Professores, com ênfase nos
processos de Ensino e Aprendizagem na sala de aula, atuando principalmente nos
seguintes temas: afetividade e cognição, alfabetização, condições de ensino,
mediação pedagógica, relação professor-aluno, ambiente de sala de aula,
Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Segundo
a autora Cristina Martins Tassoni, durante alguns anos, a leitura era utilizada
apenas como suporte para as aulas de gramática e não era trabalhada no sentido
de formar leitores intelectualmente autônomos, com liberdade de escolher livros
para interpretar com clareza. Para isso, faz-se necessário que os alunos
tenham, desde cedo, acesso a todo tipo de leitura, principalmente, de leituras
infantis, que colaboram significativamente para a formação global do indivíduo.
O
ato de ler deve-se iniciar nos primeiros anos antes mesmo do ingresso da
criança na escola. Pais que adquiriram o habito de ler para seus filhos
obtiveram em consequência crianças que fazem da atividade da leitura um prazer,
apresentando maior êxito na escola, pois desenvolvem-se com grande facilidade.
Em contrapartida, observa-se que a maioria dos alunos que chega a sala de aula
são advindos de lares que não incentivam para o mundo da leitura. É difícil uma
criança aprender a ler, se ela não achar finalidade na leitura, ou até mesmo
quando se espera dela o fracasso.
Por
este motivo é de fundamental importância o educador gostar de ler e incentivar
os alunos adquirirem este habito, porque a criança aprende a ler participando
de atividades de uso da escrita juntamente com pessoas que dominam esse
conhecimento.
No
entanto, os novos estudos a respeito da educação dizem que, quanto mais
próximas às práticas pedagógicas estiverem das práticas sociais, mais as
crianças verão sentido no que estudam e escrevem, poderão estabelecer relações,
desenvolverão sua imaginação e se tornarão produtoras culturais.
As
crianças aprendem a ler não por causa dos programas prontos de ensino, mas
porque os professores conseguem fazer com que elas encontrem um sentido para o
ensino que recebem. É na sabedoria e na instituição do professor que devemos confiar
desde que estes disponham das bases necessárias para tornar, em sua classe,
decisões que só cabem a eles tomarem.
Inserir
a criança no mundo letrado é permitir que ela fosse à
construtora de seu próprio conhecimento, tendo em vista sua forma de conhecer e
compreender o mundo que a cerca. Nesse sentido, a escrita é uma linguagem
representada, onde as palavras sobrevivem a todo tempo guardadas pela memória
da humanidade e transmite, por meios de ensinamentos valiosos, todo o sue
potencial através do processo ensino aprendizagem.
O
processo de desenvolvimento da escrita da criança não resulta de uma simples
cópia realizada de forma mecânica e tradicional, mas é um processo de
construção pessoas. Portanto, entende-se que a evolução da escrita alfabética
dar-se-á de forma processual, onde a criança passará por diferentes etapas até
chegar ao domínio satisfatório da própria língua. Durante o desenvolvimento
construtivo da leitura e escrita, a criança passa por fases de grande
significação no seu processo de desenvolvimento cognitivo. O nível
pré-silábico: caracteriza-se por uma busca de diferenciação entre as escritas
produzidas sem uma preocupação com as propriedades sonoras da escrita. Nesse
nível, a criança explora tanto critério quantitativo (varia a quantidade de
letras de uma escrita para outra, para obter escritas diferentes) ou critérios
qualitativos (varia o repertório das letras ou a posição das mesmas sem alterar
a quantidade).
O
professor precisa valorizar o que a criança já sabe desde os primeiros momentos
da vida escolar. É preciso conscientizar o professor de que as crianças quando
chegam à escola já sabem de várias coisas sobre a língua materna. O
conhecimento passa a ser construído através da interação do sujeito com o
objeto, cabendo ao professor crias oportunidades que venham a favorecer o
desenvolvimento da escrita através das próprias experiências que o aluno traz
do meio onde vive ocasionando assim uma situação de ensino aprendizagem.
Para
que o aluno não encontre dificuldades no desenvolvimento do processo que a
conduz à sua verdadeira função no mundo da leitura e escrita, é necessário que
o professor do Ensino Fundamental considere os conhecimentos prévios do aluno
durante a sua alfabetização.
Antes
de ensinar a escrever, é preciso saber o que os alunos sabem sobre a escrita,
qual a sua utilidade e com base nesse diagnóstico, o professor programará
atividades que sejam adequadas a cada nível das turmas existentes na escola. A
escrita seja qual for, tem como objetivo primeiro permitir a leitura. A leitura
é uma interpretação da escrita, que consiste em traduzir os símbolos escritos
em fala.
Ler,
portanto, significa colher conhecimentos e o conhecimento é sempre um ato
criador, pois me obriga a redimensionar o que já está estabelecido,
introduzindo meu mundo em novas series de relações e em um novo modo de
perceber a quem me cerca. Com a leitura, o homem adquire conhecimento e obtém
vantagens pessoais. Ela é o veiculo de estudo e do saber, a verdadeira chave do
êxito. Através da leitura, aprendemos a inculcar valores e incutir o bom gosto;
aprende-se também a viver e a triunfar na luta pela sobrevivência.
Este
artigo é de grande valia para o aprendizado de um profissional que busca
aperfeiçoar-se na leitura e na escrita nos anos iniciais do ensino fundamental,
o mesmo vem somar na vida de um professor que busca conhecimento sobre como
lidar com crianças no início de suas vidas escolares. Sua leitura é de suma importância, pois
contribui muito para pedagogos e profissionais que atuam nessa área.
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