Uergs-Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Curso: Pedagogia-Licenciatura
Disciplina: Língua Portuguesa I
Prof.ª: Dranda- Luciane Sippert
Acadêmica- Nubia Fernanda Silva dos Santos
Semestre- 1°/ano- 2014
Autora: Elvira Cristina Martins Tassoni
Ano de Publicação: 2012
Editora: Eccos Revista Cientifica, n°27
N° de páginas:191-209
O presente artigo é “A leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: A pratica docente na voz dos alunos, o artigo foi publicado pela editora Eccos revista cientifica, e escrito pela professora Elvira Cristina Martins Tassoni.
O tema que o artigo aborda é demasiado interessante pois mostra o ponto de vista de educadores e alunos sobre a alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais. Também nos mostra as dificuldades encontradas por educadores e o uso de atividades lúdicas e práticas usadas no processo de alfabetização e o uso de pesquisas realizadas com intuito de identificar problemas e falhas presentes no processo de alfabetização.
A introdução de atividades lúdicas na alfabetização foi uma forma de driblar os mais diversos tipos de dificuldades encontrados na educação. Com o uso dessas atividades os professores buscam maior interesse das crianças na aprendizagem.
Defende se que a pratica de leitura e escrita deve estar presente no cotidiano do aluno, de forma natural para que haja compreensão e desenvolvimento de ideias adequadas a cada faixa etária havendo realização de diferentes atividades tais como; jogos, leitura, elaboração de textos, leitura coletiva dentre outras.
No desenvolvimento da pesquisa realizada com alunos de diferentes séries a percepção de que para eles, independente de idade e série cursada, todos consideram de grande importância aprender a ler e escrever corretamente, pois essa pratica é aproveitada durante toda a vida. Os alunos demonstram também a vontade dos alunos quanto a aprendizagem e pratica de leitura e escrita, e a valorização dos educadores nesse processo.
Devido a elaboração e aplicação de trabalhos alternativos na aprendizagem e o empenho dos educadores para obtenção de sucesso há clareza para que os alunos percebam que a importância da formação do saber de cada um se torna indispensável desde cedo, os saberes acumulados por eles durante o processo de alfabetização garantiram um futuro de mais e mais oportunidades e sucesso a cada um deles gerando assim uma melhor escola e sociedade a todos nós.
Nesse sentido, o presente artigo é recomendado a educadores, principalmente de anos iniciais, tendo em vista a conscientização dos educadores sobre a forma de como educar e inserir a leitura e escrita nos anos iniciais para que haja aproveitamento desses ensinamentos durante a vida toda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário