sábado, 26 de julho de 2014

A LEITURA E A ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A PRATICA DOCENTE A PARTIR DA VOZ DOS ALUNOS

Curso:Pedagogia Licenciatura
                                   Diciplina:Lingua Portuguesa I
Professora:Dranda. Luciane Sippert
Academico:Everton Barcelos dos Santos
Semestre\Ano:1ºsemestre\2014

Nº de paginas: 20
Autor:Elvira Cristina Martis Tassoni
Ano da publicação:2012



O artigo "A leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: A prática docente a partir da voz dos alunos", escrito por Elvira Cristina Martins Tassoni foi publicado no ano de  2012 pela revista cientifica ECCOS(versão impressa), as pesquisas foram desenvolvidas junto ao programa de pós-graduação em educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas(SP). Versão preliminar discutida no II simpósio alfabetização, leitura e escrita: balanço crítico de uma década. Universidade federal do Espírito Santo, out.2011.centro de educação. programa de pós-graduação em educação. núcleo de pesquisa em alfabetização, leitura e escrita do Espírito Santo.
O artigo apresenta resultado de pesquisas  que exploram práticas escolares de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, o artigo está dividido em cinco subtítulos abordando assuntos baseados nos dados coletados em pesquisas realizadas  numa escola da cidade de Campinas foram observados alguns pontos e  entrevistados 37 alunos.
O artigo tem um resumo seguido de uma boa introdução, abordando previamente os temas desenvolvidos no artigo, na introdução cita-se que com a pesquisa se gerou diversas preocupações ligadas as dificuldades enfrentadas pelas escolas em seu trabalho de ensinar os alunos a ler e escrever, vem instigando diversas pesquisas instigando à caminhos que promovam em geral um mundo, que é organizado e orientado pela escrita.
O artigo inicia abordando o tema o ensino da leitura e escrita na escola que aponta para necessidades urgentes de mudanças da concepção que se tinha até então de escrita, de leitura, de ensino e de aprendizagem de ambas. A alfabetização e letramento são distintos mas  devem manter-se articulados. As discussões sobre a alfabetização ganham mais destaque, diante das dificuldades enfrentadas pela escola em seu trabalho de ensinar.
O segundo subtítulo que tem como tema o ensino da leitura e da escrita na sala de aula, nessa área os pesquisadores observaram que os alunos são alfabetizados mais facilmente com algumas atividades como pinturas de letras, formação de palavras, combinação de silabas, textos pequenos até que  sejam alfabetizados. Já no 4º e 5º anos desenvolvem leituras em voz alta provocando discussões para que todos possam expressar suas opiniões. A alfabetização e letramento se constituem em ações que se concretizam separadamente, mas com essas atividades se tornam mais fáceis.
O  artigo tem como terceiro subtítulo o ensino da leitura e da escrita à luz da opinião dos alunos nas pesquisas.  Foram ouvidos 37 alunos que comentam sobre as vivências em sala de aula envolvendo leitura e escrita que possibilitou-os a desenvolver seus próprios pontos de vista dos assuntos abordados em aula.
Com esses comentários dos alunos, observou-se que desde cedo,  saber ler e escrever é a porta de acesso aos saberes. Os alunos também comentaram que escrevendo textos se aprende muito mais que apenas  copiar .Estimulando a criatividade  com atividades criativas se aprende muito mais.
O artigo é finalizado com alguns comentários sobre os resultados da pesquisa que tem como resultado, a certeza que os alunos esperam compreender cada vez mais como funciona a escrita,  vendo com bons olhos a correção  dos professores.

Com certeza uma ótima leitura para educadores de todas as áreas, facilitando sua compreensão em relação ao aluno e suas expectativas, dificuldades e temores diante da arte de ler e escrever com facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário