Curso:Pedagogia
Licenciatura
Diciplina:Lingua
Portuguesa I
Professora:Dranda.
Luciane Sippert
Academico:Everton
Barcelos dos Santos
Semestre\Ano:1ºsemestre\2014
Nº de paginas:
20
Autor:Elvira
Cristina Martis Tassoni
Ano da
publicação:2012
O artigo "A leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino
fundamental: A prática docente a partir da voz dos alunos", escrito por
Elvira Cristina Martins Tassoni foi publicado no ano de 2012 pela revista cientifica ECCOS(versão
impressa), as pesquisas foram desenvolvidas junto ao programa de pós-graduação
em educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas(SP). Versão
preliminar discutida no II simpósio alfabetização, leitura e escrita: balanço
crítico de uma década. Universidade federal do Espírito Santo, out.2011.centro
de educação. programa de pós-graduação em educação. núcleo de pesquisa em
alfabetização, leitura e escrita do Espírito Santo.
O artigo apresenta resultado de pesquisas que exploram práticas escolares de leitura e
escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, o artigo está dividido em
cinco subtítulos abordando assuntos baseados nos dados coletados em pesquisas
realizadas numa escola da cidade de
Campinas foram observados alguns pontos e
entrevistados 37 alunos.
O artigo tem um resumo seguido de uma boa introdução, abordando
previamente os temas desenvolvidos no artigo, na introdução cita-se que com a
pesquisa se gerou diversas preocupações ligadas as dificuldades enfrentadas
pelas escolas em seu trabalho de ensinar os alunos a ler e escrever, vem
instigando diversas pesquisas instigando à caminhos que promovam em geral um
mundo, que é organizado e orientado pela escrita.
O artigo inicia abordando o tema o ensino da leitura e escrita na escola
que aponta para necessidades urgentes de mudanças da concepção que se tinha até
então de escrita, de leitura, de ensino e de aprendizagem de ambas. A
alfabetização e letramento são distintos mas
devem manter-se articulados. As discussões sobre a alfabetização ganham
mais destaque, diante das dificuldades enfrentadas pela escola em seu trabalho
de ensinar.
O segundo subtítulo que tem como tema o ensino da leitura e da escrita
na sala de aula, nessa área os pesquisadores observaram que os alunos são
alfabetizados mais facilmente com algumas atividades como pinturas de letras,
formação de palavras, combinação de silabas, textos pequenos até que sejam alfabetizados. Já no 4º e 5º anos
desenvolvem leituras em voz alta provocando discussões para que todos possam
expressar suas opiniões. A alfabetização e letramento se constituem em ações
que se concretizam separadamente, mas com essas atividades se tornam mais
fáceis.
O artigo tem como terceiro
subtítulo o ensino da leitura e da escrita à luz da opinião dos alunos nas
pesquisas. Foram ouvidos 37 alunos que
comentam sobre as vivências em sala de aula envolvendo leitura e escrita que
possibilitou-os a desenvolver seus próprios pontos de vista dos assuntos
abordados em aula.
Com esses comentários dos alunos, observou-se que desde cedo, saber ler e escrever é a porta de acesso aos
saberes. Os alunos também comentaram que escrevendo textos se aprende muito
mais que apenas copiar .Estimulando a
criatividade com atividades criativas se
aprende muito mais.
O artigo é finalizado com alguns comentários sobre os resultados da
pesquisa que tem como resultado, a certeza que os alunos esperam compreender
cada vez mais como funciona a escrita,
vendo com bons olhos a correção
dos professores.
Com certeza uma ótima leitura para educadores de todas as áreas,
facilitando sua compreensão em relação ao aluno e suas expectativas,
dificuldades e temores diante da arte de ler e escrever com facilidade.
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