quarta-feira, 23 de julho de 2014

A leitura como prática e ajuda no seu crescimento


Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pedagogia-Licenciatura
Professora: Luciane Sippert
Acadêmica: Bárbara Escobar Dos Reis


Resumo: Este artigo aborda a leitura, como motivação ao crescimento intelectual, considerando a vida da criança na família e na escola ate o desenvolvimento critico. A responsabilidade dos pais e professores é essencial nesse processo de leitura.
Palavra chave: leitura, motivação e leitor crítico.
Ler, antes de tudo, é descobrir e expandir horizontes, porem ler apenas como um decifrar dos sentidos, dos signos parece automatomotismo. Deve ser encarado como um ato de prazer instigado cada vez mais, levando as crianças a ludicidade necessária a fim de que o gosto pela leitura esteja inserido naturalmente no cotidiano e jamais como uma obrigação.
O objetivo disso: futuros leitores assíduos e críticos.
No Brasil, infelizmente, lê-se pouco normalmente ocorre por obrigatoriedade nas escolas. É importante algumas perguntas serem abordadas: como inserir ao natural as crianças a pratica da leitura como fonte de prazer e conhecimento? O que fazer para que se tenham leitores críticos?
A motivação para as crianças vem de casa, é interessante instigar a criança a ludicidade, a curiosidade pela fantasia, por historias, adaptadas ou não tanto faz, o importante é contá-las ou lê- las aos filhos.
Casos ocorridos, lembranças de vida, causos passados de geração a geração, tudo é valido. E tudo começa pelo seio familiar, todos os principais exemplos de conduta que serão pertencentes, leituras à noite na hora de uma brincadeira.
E a escola também faz parte e por um bom tempo na vida do ser humano e segundo família nada mais natural então que os pais tenham contato estrito e sincero com professores, já que desta união quem ganha certamente é a criança que será motivada com maior conhecimento de causa tanto em casa como no ambiente escolar.
 E assim verifica- se a importância do ato de ler desde os primeiros anos da criança, como deve ser a influencia dos pais neste processo decisivo para toda a vida e de que forma  a escola interfere para o bem ou para o mal.
A leitura segue sendo a principal forma de se construir opiniões próprias, de ter-se embasamento necessário para toda e qualquer atividade ou área.
Precisa-se ressaltar também a leitura como lazer, um habito que da prazer ao ser humano. É a base para uma vida toda, ferramenta para enfrentar os desmazelos da sociedade e a escola exerce fator importantíssimo no que se refere a esta construção do ser humano.
No Brasil a escola talvez seja o único lugar onde a grande maioria das pessoas tem o contato com a leitura.
“Livros não mudam o mundo
Quem muda o mundo são as pessoas
Livro só muda as pessoas”

 (Mario Quintana)

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