Universidade
Estadual do Rio Grande do Sul
Pedagogia-Licenciatura
Professora:
Luciane Sippert
Acadêmica:
Bárbara Escobar Dos Reis
Resumo:
Este artigo aborda a leitura, como motivação ao crescimento intelectual,
considerando a vida da criança na família e na escola ate o desenvolvimento
critico. A responsabilidade dos pais e professores é essencial nesse processo
de leitura.
Palavra
chave: leitura, motivação e leitor crítico.
Ler, antes de tudo, é descobrir e expandir horizontes, porem ler apenas
como um decifrar dos sentidos, dos signos parece automatomotismo. Deve ser
encarado como um ato de prazer instigado cada vez mais, levando as crianças a
ludicidade necessária a fim de que o gosto pela leitura esteja inserido
naturalmente no cotidiano e jamais como uma obrigação.
O objetivo disso: futuros
leitores assíduos e críticos.
No Brasil, infelizmente, lê-se pouco normalmente ocorre por
obrigatoriedade nas escolas. É importante algumas perguntas serem abordadas:
como inserir ao natural as crianças a pratica da leitura como fonte de prazer e
conhecimento? O que fazer para que se tenham leitores críticos?
A motivação para as crianças vem de casa, é interessante instigar a
criança a ludicidade, a curiosidade pela fantasia, por historias, adaptadas ou
não tanto faz, o importante é contá-las ou lê- las aos filhos.
Casos ocorridos, lembranças de vida, causos passados de geração a
geração, tudo é valido. E tudo começa pelo seio familiar, todos os principais
exemplos de conduta que serão pertencentes, leituras à noite na hora de uma
brincadeira.
E a escola também faz parte e por um bom tempo na vida do ser humano e segundo
família nada mais natural então que os pais tenham contato estrito e sincero
com professores, já que desta união quem ganha certamente é a criança que será
motivada com maior conhecimento de causa tanto em casa como no ambiente
escolar.
E assim verifica- se a
importância do ato de ler desde os primeiros anos da criança, como deve ser a
influencia dos pais neste processo decisivo para toda a vida e de que
forma a escola interfere para o bem ou
para o mal.
A leitura segue sendo a principal forma de se construir opiniões
próprias, de ter-se embasamento necessário para toda e qualquer atividade ou
área.
Precisa-se ressaltar também a leitura como lazer, um habito que da
prazer ao ser humano. É a base para uma vida toda, ferramenta para enfrentar os
desmazelos da sociedade e a escola exerce fator importantíssimo no que se
refere a esta construção do ser humano.
No Brasil a escola talvez seja o único lugar onde a grande maioria das
pessoas tem o contato com a leitura.
“Livros
não mudam o mundo
Quem
muda o mundo são as pessoas
Livro
só muda as pessoas”
(Mario Quintana)
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