quarta-feira, 23 de julho de 2014

EDUCAÇÃO HOMOFÓBICA NAS SÉRIES INICIAIS


Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Campus IV – São Luiz Gonzaga
Curso Pedagogia – Licenciatura
Disciplina: Língua Portuguesa I
Professora: Dranda. Luciane Sippert
Acadêmica: Sarai F. Silveira de Souza
Semestre/Ano: 1/2014


Desde do ano de 2006, tanto o governo federal como certos governos estaduais estão pleitando lançar o “kit gay”(composto por três vídeos, boletins e cartilhas com abordagem do universo de adolescentes homossexuais), porém devido a complexidade do assunto, que se tornou polêmico, até o momento não chegou nada as escola, princialmente pela controvérsia de ideias tanto a favor como contra.
A ideia inicial propõem que através de vídeos, boletins e cartilhas distribuídos para alunos da rede publica entre 07(sete) e 10(dez) anos de idade, diminuiria-se o preconceito homossexual futuro e criaria-se um espirito de aceitação aos homossexuais dentro da sociedade.
Entretanto por se tratar de um assunto polêmico principalmente no cenário político e religioso surgiram várias controvérsias, dentre elas: “não seria melhor criar um kit sobre educação sexual que  não tratasse somente sobre o homossexualismo e sim a DST's, gravidez inesperada, etc?”, “a idade dos alunos que esse material seria proposto(entre 07 e 10 anos), poderia influenciar em uma decisão futura?”, entre outros.
Enfim, podemos perceber que devido a complexidade do assunto e a vários pontos de vista que a partir dele podem se levantados, que não é a toa que já se passa quase uma década desde a sua criação e até hoje nada chegou as escolas, e a ideia não foi posta em pratica. Será este mais um projeto que ficará engavetado em alguma mesa de algum político, ou será que existe a possibilidade de algum dia essa ideia ser posta em prática?
Como bem conhecemos o nosso Brasil, se formos esperar é melhor que seja sentado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário