quarta-feira, 23 de julho de 2014

A Qualidade da educação: perspectivas e desafios

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Disciplina: Português 1
Professora: Dranda. Luciane Sippert
Acadêmica: Gabrieli Pacheco Brum
Semestre: 1º
Ano: 2014
Luiz Fernandes Dourados
João Ferreira de Oliveira
Maio/ago.2009
15 Paginas



 
           Os autores: Doutor e professor titular da faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail: dourado@terra.com.br Doutor em Educação e professor adjunto da Faculdade de Educação da UFG. E-mail: joaofo@terra.com.br
          O artigo é voltado para o publico: Adolescentes e adultos
          Este artigo A qualidade da educação: perspectivas e desafios fala sobre o conceito de qualidade da educação, considerando suas múltiplas significações e dimensões. Para tanto, apresenta o horizonte teórico-conceitual da temática, desenvolve a perspectiva de uma escola de qualidade socialmente referenciada e apresenta dimensões intra e extra-escolares fundamentais para a construção de uma educação de qualidade para todos, no contexto histórico, politico, econômico e cultural na educação brasileira.
            Este artigo desenvolve, explica e conscientiza a gente sobre a qualidade de uma boa educação, contribuindo desse modo para a transformação, manutenção do nosso cotidiano como seres humanos.
          Sendo elaborado em dois tópicos esse artigo: Qualidade da educação ou da escola, situando o horizonte analítico. A construção de uma escola de qualidade socialmente referenciada, dimensões e desafios.
         

         A qualidade da educação: perspectivas e desafios, este artigo busca situar a discussão relativa à qualidade, tendo por norte pedagógico a função social da escola. Outra questão fundamental consiste em identificar, no âmbito das politicas internacionais, quais são os compromissos assumidos pelos diferentes países na área da educação. Os autores ressaltam, ainda, com base em revisão bibliográfica de varias pesquisas, a importância de identificar quais são os elementos objetivos no entendimento do que vem ser uma escola eficaz ou uma escola de qualidade, procurando compreender os custos básicos de manutenção e desenvolvimento.
           O artigo relatado tem seu enfoque voltado para a satisfação e o engajamento ativo da comunidade escolar do estudante e do professor no processo politico-pedagógico e, fundamentalmente, no processo de ensino-aprendizagem são fatores de fundamental importância para a melhoria do desempenho escolar e sucesso do estudante com qualidade na escola.    
  


 REFERÊNCIAS: AÇÃO EDUCATIVA; UNICEF; PNUD; MEC/INEP. Indicadores da qualidade na educação. São Paulo: Ação Educativa, 2004.
BANCO MUNDIAL. Estratégia do Banco Mundial para a educação
na América Latina e no Caribe. 1999. Disponível em: <http://
www.bancomundial.org. Acesso em: 20 set. 2001.
Este artigo este disponível em. E-mail: www.cedesunicamp.br

Um comentário:

  1. Usei seu trabalho de fichamento para complementar meus estudos de opiniao e visão sobre o tema. Valeu

    ResponderExcluir