Universidade Estadual
do Rio Grande do Sul
Disciplina: Português 1
Professora: Dranda.
Luciane Sippert
Acadêmica: Gabrieli
Pacheco Brum
Semestre: 1º
Ano: 2014
Luiz Fernandes Dourados
João Ferreira de Oliveira
Maio/ago.2009
15 Paginas
Os autores: Doutor e professor titular da
faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). E-mail: dourado@terra.com.br Doutor em Educação e professor adjunto da Faculdade de Educação da UFG.
E-mail: joaofo@terra.com.br
O artigo é voltado para o publico:
Adolescentes e adultos
Este artigo A qualidade da educação:
perspectivas e desafios fala sobre o conceito de qualidade da educação,
considerando suas múltiplas significações e dimensões. Para tanto, apresenta o
horizonte teórico-conceitual da temática, desenvolve a perspectiva de uma
escola de qualidade socialmente referenciada e apresenta dimensões intra e
extra-escolares fundamentais para a construção de uma educação de qualidade para
todos, no contexto histórico, politico, econômico e cultural na educação
brasileira.
Este artigo desenvolve, explica e
conscientiza a gente sobre a qualidade de uma boa educação, contribuindo desse
modo para a transformação, manutenção do nosso cotidiano como seres humanos.
Sendo elaborado em dois tópicos esse
artigo: Qualidade da educação ou da escola, situando o horizonte analítico. A construção
de uma escola de qualidade socialmente referenciada, dimensões e desafios.
A qualidade da educação:
perspectivas e desafios, este artigo busca situar a discussão relativa à qualidade,
tendo por norte pedagógico a função social da escola. Outra questão fundamental
consiste em identificar, no âmbito das politicas internacionais, quais são os
compromissos assumidos pelos diferentes países na área da educação. Os autores
ressaltam, ainda, com base em revisão bibliográfica de varias pesquisas, a
importância de identificar quais são os elementos objetivos no entendimento do
que vem ser uma escola eficaz ou uma escola de qualidade, procurando
compreender os custos básicos de manutenção e desenvolvimento.
O artigo relatado tem seu enfoque
voltado para a satisfação e o engajamento ativo da comunidade escolar do
estudante e do professor no processo politico-pedagógico e, fundamentalmente,
no processo de ensino-aprendizagem são fatores de fundamental importância para
a melhoria do desempenho escolar e sucesso do estudante com qualidade na
escola.
BANCO MUNDIAL. Estratégia do Banco Mundial para a educação
na América Latina e no Caribe. 1999. Disponível em: <http://
www.bancomundial.org. Acesso em: 20 set. 2001.
Este artigo este disponível em. E-mail: www.cedesunicamp.br
Usei seu trabalho de fichamento para complementar meus estudos de opiniao e visão sobre o tema. Valeu
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